Vagas de emprego para quem não tem experiência 2016

PUBLICIDADE

Vagas de emprego para quem não tem experiência 2016 é o que você está procurando? Então leia a matéria e veja alguns conselhos para se posicionar no mercado de trabalho, mesmo sendo um profissional no início da carreira.

Vagas de emprego para quem não tem experiência 2016. (Foto Ilustrativa)
Vagas de emprego para quem não tem experiência 2016. (Foto Ilustrativa)

O mercado de trabalho no Brasil tem apresentado uma realidade bem preocupante. Em 2015, o índice de desemprego no país cresceu em virtude da crise econômica, fechando os postos de trabalho de mais de 2,5 milhões de pessoas. A falta de emprego está prejudicando vários trabalhadores, especialmente aqueles que não possuem experiência na carteira.

Leia mais: Empregos para jovens sem experiência

PUBLICIDADE

Vagas de emprego para quem não tem experiência 2016

Separamos algumas dicas para encontrar vagas de emprego para quem não tem experiência 2016. Confira:

Busque trabalho voluntário

Quem nunca trabalhou não pode iniciar a carreira pensando em ganhar salário alto e ocupar um cargo de liderança. Na verdade, o objetivo não deve ser ganhar dinheiro e sim somar experiências para o currículo. Busque uma oportunidade de trabalho voluntário, seja na empresa ou na comunidade. Assim, é possível desenvolver habilidades e ampliar a rede de contatos profissionais.

Invista nos estudos

Faça cursos gratuitos pela internet e melhore o currículo. (Foto Ilustrativa)
Faça cursos gratuitos pela internet e melhore o currículo. (Foto Ilustrativa)

Os jovens que não possuem experiência profissional devem investir nos estudos para desenvolver a carreira e dar os primeiros passos no mercado de trabalho. Além de completar o ensino médio, é muito importante aprender idiomas e realizar cursos online, que são oferecidos gratuitamente por grandes universidades. Um candidato à vaga que estuda bastante é visto como esforçado pelos recrutadores.

Aposte na aprendizagem

No Brasil, as empresas de médio e grande porte são obrigadas a contratar no mínimo 5% e no máximo 15% de aprendizes, considerando o quadro geral de colaboradores. O programa de aprendizagem é ideal para jovens de 14 a 24 anos que buscam o primeiro emprego. Além de trabalhar, esses profissionais iniciantes também participam de uma capacitação teórica.

Saiba mais: Como participar do programa jovem aprendiz

Faça estágio

A maioria das empresas abre suas portas para receber os estagiários de nível médio e superior. Esses profissionais podem trabalhar com ou sem remuneração, a fim de aprender uma nova profissão. A jornada é de 6 horas por dia e na maioria das vezes o estágio vem acompanhado de efetivação.

PUBLICIDADE
O estágio também abre muitas portas. (Foto Ilustrativa)
O estágio também abre muitas portas. (Foto Ilustrativa)

Networking é tudo

Quem está iniciando a carreira precisa fazer contatos profissionais e ampliar os círculos sociais para conhecer as melhores oportunidades de emprego. Uma forma de fazer isso é através dos grupos nas redes sociais.

Elabore um bom currículo

A falta de experiência não é sinônimo de currículo ruim. Na hora de elaborar esse documento, o profissional deve valorizar a sua formação, as habilidades e as aptidões. Substitua o tradicional “histórico profissional” pelo termo “experiência acadêmica e profissional”.

Veja também:  Dicas para conseguir estágio

As vagas de emprego para quem não tem experiência 2016 existem, só é preciso ter paciência e disposição para encontrar essas oportunidades. A princípio, o trabalho pode não ser remunerado, mas soma pontos positivos no currículo. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre emprego.

 

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.