Vagas de Emprego para Padeiros

Sabe aqueles pães deliciosos e aqueles doces e guloseimas saborosos que você compra quando vai na padaria? São tão bons que da até vontade…

Por Redacao em 26/07/2011

Sabe aqueles pães deliciosos e aqueles doces e guloseimas saborosos que você compra quando vai na padaria? São tão bons que da até vontade de aprender a fazer sozinho, noo conforto da sua casa. Entretanto,  a arte de fazer pão não é para qualquer um. Os melhores padeiros (ou panificadores) conhecem e utilizam métodos únicos e toda sua vida profissional se baseia na arte de fazer pão. Esta é uma profissão pouco lembrada, com exceção talvez do momento que você come o pão, sente o gosto e imagina que a pessoa que o fez era muito talentosa. Felizmente, existem aqueles que sabem valorizá-la.

Para começar, um padeiro atual não se limita a fazer o pão fresquinho da manhã. Ele também deve saber fazer doces, salgados recheados, tortas, quiches, bolos e vários outros alimentos atrativos que fazem a festa dos freqüentadores de padaria. Geralmente, ele trabalha no período da madrugada, com o intuito de garantir os melhores pães pela manhã do mesmo dia.

Um bom panificador também, além de levar jeito com a massa, precisa ter no mínimo um certo conhecimento sobre negócios, já que cada padaria na realidade é uma empresa de pequeno porte. Além disso, recomenda-se que o padeiro tenha um gosto por culinária, afinal, seu trabalho e lucro trata-se de comida. Ele também deve ser bastante organizado e como em qualquer emprego que se preze, muito responsável. Servir alimento para os outros não é brincadeira. Aliás, outro aspecto indispensável que envolve isso é a higiene.

Existem cursos para panificadores, mas na verdade não é necessário ter nenhum conhecimento prévio do tipo (apesar de os empregadores realmente demonstrarem uma certa diferença no momento da contratação). As grandes padarias costumam incentivar seus funcionários a se especializarem cada vez mais.

Veja abaixo quais são exatamente as atividades que um padeiro competente deve saber executar da melhor forma:

  • Organizar os materiais que serão usados.
  • Produção de massas.
  • Modelagem do pão.
  • Fazer recheios e coberturas para seus produtos.
  • Assar os pães.
  • Bater massas de todos os tipos.
  • Ter uma boa noção estética na hora de decorar.
  • Armazenar e embalar da maneira mais eficiente.

As áreas de atuação de um padeiro são relativamente diversificadas. Sempre existe algum lugar precisando de pães, doces e qualquer coisa do tipo. Na verdade este mercado é grande e sua tendência é só aumentar. A boa notícia é que estão ,  faltando bons profissionais no mercado. Confira as possibilidades de emprego para você que tem interesse nesta área:

  • Padarias: o mais comum tipo de emprego na área. O padeiro pode até mesmo gerenciar o estabelecimento.
  • Padarias Artesanais: aqui ele irá trabalhar por encomenda, podendo fazer o serviço até mesmo por conta própria.
  • Autônomo: produz pães e doces para serem vendidos em algum local onde possua clientela.

Ser padeiro/panificador exige muito carinho com a profissão. É preciso gostar de culinária e principalmente de massas. Se você planeja seguir a carreira, ou procura por emprego do tipo, procure um bom curso de aperfeiçoamento e mãos na massa.

Top