Vagas de Emprego para Nutricionista

No dia a dia corrido, às vezes falta tempo para escolher uma boa alimentação e ter uma vida mais saudável. Muitas vezes saber alimentar-se…

Por Redacao em 26/07/2011

No dia a dia corrido, às vezes falta tempo para escolher uma boa alimentação e ter uma vida mais saudável. Muitas vezes saber alimentar-se pode ser a chave para uma longa vida saudável. Quando todos estão nervosos e inquietos, você pode se encontrar calmo e feliz, justamente porque tem uma boa reserva de energia e disposição para se manter longe do caos que invade muitas vezes a rotina da maioria das pessoas.

Cada nutriente, vitamina, enfim, qualquer substância que se adquire de um alimento, exerce uma função de extrema importância no seu corpo. É importante saber o que comer para cada situação, ao mesmo tempo que também é importante manter uma base de alimentação para a vida toda. Para ajudar nestas situações, existem os nutricionistas, que como o próprio nome diz, são especialistas em alimentação. Eles atuam focando em uma melhor qualidade de vida para a população, sempre com princípios éticos, respeitando a realidade econômica, política, social e cultural do país local.

Aqui no Brasil, a profissão de nutricionista começou no ano de 1967, mas apenas em 1991 ela foi devidamente regularizada dentro da lei. O nutricionista pode trabalhar em diversos locais, assim como consequentemente são as oportunidades de emprego. Confira as áreas que um profissional deste ramo pode trabalhar:

  • Alimentação Coletiva – Unidade de alimentação e nutrição, alimentação escolar e alimentação do trabalhador.
  • Nutrição Clínica – Hospitais, clínicas gerais, clínicas em hemodiálises, instituições de longa permanência para idosos e SPA, ambulatórios, banco de leite humano, lactários/centrais de terapia nutricional, atendimento domiciliar.
  • Saúde Coletiva- Políticas e programas institucionais, atenção básica em saúde, vigilância em saúde.
  • Docência – Ensino, pesquisas, graduação e pós-graduação e coordenação de cursos.
  • Indústria de alimentos – Desenvolvimento de produtos.
  • Nutrição em esportes –Clubes, academias e similares.
  • Marketing de Alimentos e Nutrição – Divulgação de informações e matérias técnicos científicos acerca de produtos ou técnicas reconhecidas.

As oportunidades são bem diversas e quem gosta da área pode ainda se especializar para trabalhar em mercados mais distintos, com perfil de trabalho destinado a determinadas causas e públicos.

Pessoas buscam nutricionistas pelas mais variadas razões de saúde, seja para manter ou recuperar a boa disposição. Então é uma questão de saber se posicionar no mercado. Existem anúncios de vagas e pedidos em sites como Catho ou Trovit, basta dar uma clicada rápida e analisar qual seria a mais conveniente.

Muitas são as chances de desenvolver um excelente trabalho, seja ele destinado à alimentação saudável, dietas para emagrecer ou engordar, nutrição esportiva, nutrição estética, nutrição infantil, em hospitais, saúde intestinal e mais uma série de opções.

Entretanto, não se esqueça que o nutricionista trabalha com a saúde alheia, então é preciso estar cem por cento situado no assunto, todo o conhecimento é pouco quando se trata do cuidado com vidas. Ao se tratar uma pessoa obesa, vários detalhes devem ser analisados antes de se simplesmente recomendar uma dieta básica e comum. Cada corpo tem suas características, mesmo que pareçam iguais por fora, e isso deve ser levado muito em consideração. As vagas não faltam para os bons profissionais e com certeza boas chances de carreira sempre se apresentarão.

 

Top