Vacinas obrigatórias de cães e gatos

Vacinas obrigatórias de cães e gatos

Muitas famílias optam por terem animais de estimação em suas casas. É impossível negar o tamanho companheirismo e diversão que nossos melhores amigos são…

Por Paulo Lima em 15/06/2012

Saiba quais são as vacinas obrigatórias para seu animal de estimação (Foto: Divulgação)

Muitas famílias optam por terem animais de estimação em suas casas. É impossível negar o tamanho companheirismo e diversão que nossos melhores amigos são capazes de nos proporcionar com a sua presença.

No entanto, bem sabemos que assim como qualquer outro ser vivo, um bichinho também necessita de muitos cuidados especiais, de modo que a melhor maneira de retribuirmos todo o amor que ele nos concede é cuidando de sua saúde. Desta forma, torna-se essencial que você se informe quais são as vacinas obrigatórias para cães e gatos, a fim de manter o seu companheiro longe de quaisquer possíveis doenças.

Vacinas obrigatórias para cães

Visto que o cão é susceptível às diversas manifestações de vírus causadores de doenças, todos os anos as campanhas de vacinação enfatizam o quão importante é vacinar um cachorro.

Vacina seu melhor amigo cão para evitar futuras manifestações de doenças (Foto: Divulgação)

Desta forma, para dar as vacinas obrigatórias para cães, seu melhor amigo deve estar saudável e livre de quaisquer sintomas de febre, diarreia ou outros causados por fungos, caso contrário o procedimento pode falhar. Veja quais são os períodos apropriados:

  • 45 a 60 dias: Primeira dose da vacina múltipla e contra a Tosse dos Canis
  • 30 dias após a última aplicação: Segunda dose da vacina múltipla e vacina contra Giárdia
  • 30 dias após a última aplicação: Terceira dose da vacina múltipla e segunda dose da vacina contra Giárdia
  • A partir dos 4 meses de idade: Vacina anti rábica.

Consulte seu veterinário para determinar o período em que as doses serão repetidas. Lembre-se de seguir rigorosamente as orientações deste profissional da área, a fim de manter a saúde do seu melhor amigo em dia.

Leia mais sobre quais são as vacinas para cães.

Vacinas obrigatórias para gatos

Muitas pessoas acreditam que os gatos não precisam de vacinas, o que é um grande equívoco, visto que, eles podem trazer doenças causadas por vírus das ruas.

Assim como o cão, o gato também precisa ser vacinado (Foto: Divulgação)

No caso dos gatos, você deve levar o seu bichano no médico veterinário para determinar quais doses deverão ser tomadas primeiro e quais serão as repetições. Geralmente, vacinas contra Panleucopenia felina, Rinotraqueíte, Calicevirose, Clamidiose, Leucemia e raiva (a partir dos 4 meses) são tomadas com repetições anuais.

Veja aqui: vacinação contra a raiva.


Cedendo as vacinas obrigatórias para cães e gatos ao seu companheiro de estimação, você certamente garantirá melhores condições de vida e bem-estar ao seu amigo, como também a prevenção de futuras doenças.

 

Top