Vacinas necessárias para viajar

As vacinas representam um papel muito importante na prevenção de doenças infecciosas. Primeiramente a aplicação de uma vacina deve ser fundamentada na sua eficácia…

As vacinas representam um papel muito importante na prevenção de doenças infecciosas. Primeiramente a aplicação de uma vacina deve ser fundamentada na sua eficácia e nos benefícios para a saúde do indivíduo. Ela deve ser aplicada com segurança e dentro dos padrões estabelecidos de higiene e conservação para garantir o seu resultado.

O ato de receber uma vacina deve ser consciente. É importante que o indivíduo que vai ser vacinado ou o responsável, no caso de criança, que sejam informados dos benefícios que a mesma traz e também de um efeito adverso, mesmo que seja pequeno.

A consulta pré-viagem é necessária para garantir a imunidade dos indivíduos, sejam crianças, adultos ou idosos. Na consulta vai ser feita a avaliação de imunização complementar diante da carteirinha de vacinas atualizada. As vacinas são indicadas para as pessoas, e em hipótese alguma elas devem ser indicadas aos riscos relacionados à viagem.

Mesmo sendo vacinado, o viajante deve adotar algumas medidas de proteção simples e muito eficazes como: lavar as mãos, ter cuidados com o consumo de alimentos e de água, usar repelentes, entre muitos outros. Algumas vacinas possuem efeito de longa duração, ou por certo período, por isso é importante estar em dia.

As vacinas necessárias devem ser aplicadas com antecedência para que produzam efeito protetor. Algumas delas é preciso aplicar mais do que uma dose. As vacinas “exigidas” visam à proteção da população de um país e não obrigatoriamente a do turista. Já as “recomendadas” visam proteger o turista, mas nem sempre as exigidas e recomendadas são as mesmas.

As exigências de vacinas podem variar de um país para outro conforme as necessidades, por isso é importante verificar antes de viajar nas embaixadas e consulados quais são as exigências de vacinação.

Confira abaixo algumas vacinas exigidas

– Vacina contra a Febre Amarela
– Vacina contra a Febre Tifóide
– Vacina contra a Malária
– Vacina contra a Doença de Chagas
– Vacina contra a Meningite Meningocócica
– Vacina contra a Influenza

Se você está pensando em fazer uma viagem de férias, ou até mesmo a trabalho, procure fazer todas as vacinas necessárias para garantir a sua saúde e sua saúde. Faça turismo saudável e tenha ótimas lembranças de suas viagens.

Top