Vacina Meningocócica C Conjugada: saiba mais

A melhor forma de prevenir doenças é através da vacinação. Desde cedo, todas as crianças tem o direito de ser vacinado contra diversas patologias…

A melhor forma de prevenir doenças é através da vacinação. Desde cedo, todas as crianças tem o direito de ser vacinado contra diversas patologias que podem colocar em risco, a vida dos pequenos. Entre as diversas vacinas que compõe o calendário vacinal, está a vacina meningocócica que traz grandes vantagens à saúde dos indivíduos. Saiba mais sobre a vacina meningocócica C.

A vacinação é a melhor forma de se prevenir contra doenças graves. (Foto: divulgação)

Vacina meningocócica

A vacina meningocócica C é utilizada para prevenir as doenças que são provocadas por diversas bactérias, incluindo Neisseria meningitidis do sorogrupo C, a qual é responsável pelo desenvolvimento de infecções graves, como a meningite. Como já foi anteriormente mencionado, a vacinação é a melhor forma de prevenir essa patologia, estando essa incluída no Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

Saiba quem pode ser vacinado

A vacina meningocócica C conjugada está indicada para a prevenção e imunização ativa de crianças que possuem faixa estaria entre três meses a um ano de idade. Dessa forma, as crianças que tiverem idade superior e os adultos, não precisam tomar a vacina.

Seguindo o calendário vacinal

A vacina meningocócica C faz parte do calendário vacinale, assim, é imprescindível que as crianças sigam o calendário de forma adequada. A vacina é ministrada em duas doses aos três e cinco meses de idade ou com intervalo mínimo de 30 dias. Depois, o reforço ocorre entre os 15 e os 18 meses de vida. É importante mencionar que a vacina é ministrada por via intramuscular profunda, obtendo as áreas da coxa como locais ideais para a aplicação.

Saiba mais sobre a vacina meningocócica. (Foto: divulgação)

Contraindicações da vacina

Apesar dos benefícios que a vacina meningocócica C oferece à saúde da criança, é importante que os pais fiquem atentos às contraindicações da prevenção vacinal. São elas:

  • A administração da vacina deve ser adiada diante das crianças com febre;
  • Diante de caso de hipersensibilidade aos componentes da vacina;
  • Crianças com as seguintes condições: imunodeficiência congênita ou adquirida, neoplasia maligna e tratamentos com corticoide.
Leia Também:  Lençóis: como escolher, dicas

Reações adversas da vacina

A maioria dos eventos adversos que foram relatados no dia da vacinação ou nos dias posteriores, entre três e seis dias após. Entre os efeitos colaterais da vacina meningocócica C, podemos citar:

  • Calor;
  • Edema;
  • Endurecimentos;
  • Coceira;
  • Febre;
  • Vômitos.

    Todas as crianças devem seguir o calendário vacinal. (Foto: divulgação)

A vacina meningocócica C é a melhor forma de prevenção contra doenças graves, incluindo a meningite. Após conhecer um pouco mais sobre os benefícios e as vantagens de se prevenir através da vacinação.

Top