Vacina contra gripe pode atuar reduzindo risco de AVC e ataques cardíacos

De acordo com duas pesquisas que foram divulgadas no Congresso Cardiovascular Canadense de 2012, a vacina contra gripe pode atuar reduzindo o risco de…

De acordo com duas pesquisas que foram divulgadas no Congresso Cardiovascular Canadense de 2012, a vacina contra gripe pode atuar reduzindo o risco de AVC e ataques cardíacos. O recurso se revela mais poderoso do que simplesmente prevenir a infecção por vírus.

A vacina contra gripe previne ataque cardíaco e derrame. (Foto:Divulgação)

Pesquisa aponta outros benefícios da vacina contra a gripe

Para chegar à conclusão de que a vacina contra a gripe tem mais benefícios do que eram conhecidos até então, os especialistas avaliaram uma série de pesquisas desde os anos 60. Os estudos mostraram que, aqueles que foram vacinados contra gripe, apresentaram menos risco de desenvolver problemas cardiovasculares.

Reunindo todas as informações, a pesquisa canadense contou com os dados de 3.227 pacientes. Destas pessoas, 50% tinham doenças cardíacas diagnosticadas. Os participantes foram, então, divididos em dois grupos: o primeiro recebeu a vacina contra a gripe, enquanto o segundo passou a consumir placebo. Os pacientes foram acompanhados pelos pesquisadores durante o período de um ano.

Transcorrido o tempo de observação, finalmente os estudiosos canadenses compararam os dois grupos. Os participantes que foram vacinados apresentaram até 50% menos risco de ataques cardíacos e derrames, em relação às pessoas tratadas com placebo. Os voluntários que receberam a vacina tiveram 40% menos chance de morrer em decorrência de um problema cardiovascular.

Saiba mais: Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe 2012

Os benefícios da vacina vão além de prevenir a infecção pelo vírus. (Foto:Divulgação)

Pacientes com desfibriladores implantáveis

Outro estudo canadense apresentado no congresso também reforçou o poder da vacina contra a gripe. Neste caso, os especialistas avaliaram o efeito da vacinação em pessoas que receberam desfibriladores implantáveis. Estes aparelhos, que servem para ajudar o coração a bater no ritmo certo, são capazes de evitar que os pacientes morram em virtude de complicações cardíacas.

Continuar Lendo  Site Fórmula Academia - www.formulaacademia.com.br

Os médicos já foram capazes de identificar que os pacientes com desfibriladores implantáveis recebem mais choques durante a temporada de gripe. A pesquisa foi desenvolvida, então, como uma forma de reduzir a incidência de choques durante esta época e evitar o falecimento de muitos pacientes.

Os pesquisadores analisaram 230 pessoas, com idade entre 70 e 74. Todos viviam com desfibriladores e receberam a vacina contra a gripe no último ano. De todos os pacientes, pelo menos 10,6% recebeu um choque na temporada de gripe. Entre as pessoas que não foram vacinadas, este porcentual foi de 13,7%.

Vacina contra gripe protege o coração do idoso

A saúde do coração melhora com a vacina contra gripe. (Foto:Divulgação)

Uma terceira pesquisa, esta realizada pelo Instituto do Coração, em São Paulo, comprovou que a vacina contra gripe ajuda a proteger o coração dos idosos. Antônio de Pádua Mansur, professor Faculdade de Medicina da USP, declarou que o indivíduo imune da gripe não é afetado pelas consequências da infecção, como febre e desidratação. Desta forma, a saúde cardíaca também acaba sendo beneficiada.

Veja também: Mitos e verdades sobre a vacina contra a gripe

Top