Vacina contra a gripe 2014: onde conseguir, saiba mais

Já começou, em todo o Brasil, a campanha nacional de vacinação contra a gripe 2014, que será realizada até o dia 9 de maio,…

Já começou, em todo o Brasil, a campanha nacional de vacinação contra a gripe 2014, que será realizada até o dia 9 de maio, com o objetivo de imunizar 49,6 milhões de pessoas que fazem parte dos “grupos prioritários”.

A campanha de vacinação contra a gripe em 2014 será realizada até o dia 9 de maio (Foto: Divulgação)

De acordo com o Ministério da Saúde, a imunização, que acontece através de injeção, protege contra os subtipos do vírus influenza, conhecidos como “H1N1”, “H3N2” e “B”, determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o ano de 2014.

Ainda conforme o Ministério da Saúde, podem ocorrer algumas reações adversas à vacina da gripe, como dor no local da aplicação da injeção, eritema e induração, manifestações consideradas benignas e cujos efeitos costumam passar, na maioria dos casos, em até 48 horas.

Outro detalhe importante é que a vacina contra gripe não causa gripe, ao contrário do que muitas pessoas costumam pensar, uma vez que ela é composta por fragmentos inativados do vírus. O propósito dela é preparar o organismo para combater rapidamente o vírus real da gripe, quando ele chegar.

Grupos prioritários para a vacina contra a gripe

Os idosos estão entre os grupos prioritários para receber gratuitamente a dose da vacina (Foto: Divulgação)

Os grupos prioritários para a vacina contra a gripe, definidos pelo Ministério da Saúde, incluem os idosos (a partir de 60 anos), gestantes, mulheres que deram à luz em até 45 dias (puérperas), doentes crônicos sob recomendação médica, indígenas, profissionais que trabalham na área de saúde e presidiários.

O público infantil também faz parte dos grupos prioritários para a vacina contra a gripe e a novidade é que, nesse ano, houve uma ampliação da faixa etária, que anteriormente era de seis meses a dois anos e agora passa a ser de seis meses a cinco anos de idade.

Continuar Lendo  Fotos de Tatuagens Femininas nas Costas

A vacina é contraindicada para as pessoas que possuem histórico de reação anafilática em doses anteriores e para as pessoas que tenham alergia grave ao ovo de galinha e seus derivados, que estão presentes na fórmula.

Resfriado, gripe ou alergia?

Alimentos que protegem contra a gripe

Onde se vacinar contra a gripe

São mais de 53 milhões de doses, disponíveis em 65.000 pontos de vacinação em todo o Brasil (Foto: Divulgação)

A vacina que combate a gripe comum e também o vírus influenza A (gripe suína) está disponível gratuitamente, para os grupos prioritários, em cerca de 65.000 postos de vacinação espalhados por todo o país.

Conforme o Ministério da Saúde, estão sendo distribuídas 53,5 milhões de doses da vacina contra gripe e para obter uma delas basta comparecer ao centro de saúde mais próximo, levando a documentação necessária para comprovar o direito de receber a vacina gratuitamente.

Para quem deseja se vacinar, mas está fora dos grupos prioritários, é necessário recorrer à rede privada para a imunização, onde a vacina custa, em média, R$ 80,00.

Top