V de Vingança: história, significado, saiba mais

V de Vingança: história, significado, saiba mais

Se você está atento ao cenário político brasileiro, deu para notar a frequência com que algumas máscaras estão sendo usadas nas manifestações que sacudiram…

Por Élida Santos em 27/06/2013

Se você está atento ao cenário político brasileiro, deu para notar a frequência com que algumas máscaras estão sendo usadas nas manifestações que sacudiram o país nas últimas semanas. A máscara do personagem V, do filme e da HQ “V de Vingança” estão por toda a parte como símbolos e inspirações dos movimentos populares.

Com as manifestações, as histórias em quadrinhos (1998) e o filme gravado em 2005 de “V de vingança“, tiveram um aumento na comercialização desde os inicios dos levantes populares no Brasil. Para se ter uma ideia do interesse gerado nessa história, a loja HQ Comix revelou dados, no mínimo, curiosos.  Antes da onda de manifestações pelo país o quadrinho era encomendado por cerca de 10 pessoas por semana. Agora, quase 100 pessoas por semana estão querendo ler histórias de “V de vingança“.

A máscara do personagem V de Vingança ganhou manifestações pelo Brasil (Foto: Divulgação)

Filme “V de vingança” está entre os mais populares da internet nos últimos dias

O filme também voltou a ser sucesso. Nos serviços de streaming de filmes Netflix e no iTunes, “V de vingança” está entre os mais vistos nas ultimas semanas. O DVD do filme era o 6º mais vendido na loja Submarino na terça-feira (25 de junho), no meio de lançamentos e boxes especiais que eram esperados há meses.

A editora Panini, que é detentora dos direitos de publicação da história em quadrinho no Brasil desde 2009, e a Warner Home vídeo, que distribui o filme no país, afirmaram que ainda não registou aumento no volume de encomendas dos produtos pelos lojistas. Porém, se o crescimento das vendas seguirem esse curso em breve sentirão os reflexos.

História do “V de Vingança”

O quadrinho “V de vingança” foi escrito nos anos 80 por Alan Moore, tendo desenhos de David Lloyd. A trama fala de um governo totalitário no Reino Unido, que é combatido pelo oposicionista mascarado V. Em 2005 esse mesmo enredo foi adaptado para o cinema, com roteiro dos irmãos Wachowski, de “Matrix”, além de contar com Natalie Portman e Hugo Weaving no elenco.

O personagem de V de Vingança conquistou o mundo em protestos (Foto: Divulgação)

A máscara do personagem V teve como inspiração o Guy Fawkes, oposicionista inglês, que acabou sendo condenado à morte por traição em 1605. Esse revolucionário comandou a chamada Conspiração da Pólvora, que queria explodir o parlamento durante o discurso do rei James I. Mais recentemente, a máscara do filme virou símbolo do grupo de hackers ativistas Anonymous. Agora, o símbolo foi adotado em várias manifestações nacionais, mas é já usado em protestos pelo mundo.

Top