UVB-76: rádio russa que só transmite números

UVB-76: rádio russa que só transmite números

Um dos grandes mistérios dos últimos anos. Assim pode ser definida a rádio UVB-76, emissora baseada na Rússia e que é conhecida por transmitir…

Por Andre em 25/09/2013

Um dos grandes mistérios dos últimos anos. Assim pode ser definida a rádio UVB-76, emissora baseada na Rússia e que é conhecida por transmitir números, ruídos e sons ritmados, aparentemente sem nenhuma lógica.

Local de onde supostamente é transmitido o sinal da rádio UVB-76 (Foto: Divulgação)

Também conhecida como MDZhB, a rádio russa que só transmite números já intriga milhões de pessoas em todo o mundo há mais de 30 anos, sendo estudada desde o ano de 1982, mais especificamente. E até agora, não houve nenhuma explicação convincente a respeito de tal estação.

Trata-se de uma estação de rádio de ondas curtas, que transmite na frequência 4.625 kHz, ficando conhecida por emitir, 24 horas por dia, um pequeno e monótono sinal que se repete à taxa de 25 tons por minuto.

Em alguns momentos, o ruído é interrompido por uma voz que diz, em russo, uma sequência de números aleatórios e também alguns nomes tipicamente locais, como Ivan, Michail, Nikolai e Anna, dando a entender que se trata de um tipo de código, ainda não decifrado.

Mistérios envolvendo a UVB-76

Visão aérea do local abandonado citado como origem do sinal da rádio russa que só transmite números (Foto: Divulgação)

Ao longo dos últimos anos, a rádio russa UVB-76 parece ter passado por alguns problemas e enfrentou oscilações no sinal transmitido, deixando ainda mais intrigados os ouvintes da emissora (sim, a emissora possui um grande numero de entusiastas).

No dia 5 de junho de 2010, por exemplo, a rádio simplesmente saiu do ar, voltando no dia seguinte sem nenhuma explicação. Já em 25 de agosto do mesmo ano, os ouvintes ficaram empolgados, achando que o mistério a respeito da rádio seria finalmente revelado.

É que a transmissão foi interrompida e sons estranhos foram ouvidos, dando a entender que alguém estaria pronto para falar alguma coisa. Mas poucos segundos depois, tudo voltou ao normal.

Várias outras situações semelhantes já foram relatadas pelos fãs da emissora, como uma vez em que foram tocados trechos da “Dança dos pequenos cisnes”, de Tchaikovsky; uma ligação transmitida durante 30 minutos, aparentemente envolvendo militares russos; e a voz masculina que alertava sobre a mudança do nome da estação para MDZhB.

Teorias sobre a rádio UVB-76

A explicação mais plausível é que se trata de uma estação de números, que transmite mensagens codificadas para espiões e agentes secretos (Foto: Divulgação)

Uma rádio que transmitia mensagens secretas para espiões da extinta União Soviética; uma emissora para manter as pessoas ocupadas, em busca de explicações para as estranhas transmissões; uma rádio fantasma, que transmite sinais vindos de outras regiões do universo; ou uma simples brincadeira.

Essas são apenas algumas das teorias sobre a rádio UVB-76, que movimentam milhares de pessoas querendo resolver esse mistério. Entre as mais aceitas estão aquelas que dizem se tratar de uma estação de números, responsável por enviar mensagens criptografadas para espiões e agentes secretos.

Tal teoria ganhou ainda mais força depois que foi descoberto o provável local de origem dos sinais transmitidos, que partiriam das proximidades da cidade militar de Povarovo. O local onde supostamente funcionaria a UVB-76 possui uma enorme antena de rádio instalada, mas parece estar abandonado, tendo apenas um cachorro para vigiá-la. O governo russo nega qualquer envolvimento com a emissora.

Ouça trechos da rádio UBV-76

Confira, abaixo, um trecho gravado do sinal da UBV-76. E logo após, ouça uma das mais enigmáticas transmissões da estação.

Top