USP está no ranking das 100 melhores do mundo

A Times Higher Education (THE), instituição localizada em Londres, divulgou nessa quinta-feira (15) o ranking das melhores instituições de ensino superior do mundo em…

A Universidade de São Paulo está entre as 100 melhores em reputação, segundo THE (Foto: Divulgação)

A Times Higher Education (THE), instituição localizada em Londres, divulgou nessa quinta-feira (15) o ranking das melhores instituições de ensino superior do mundo em reputação no meio acadêmico, e a Universidade de São Paulo (USP) aparece entre as 100 melhores colocadas de todo o planeta. A classificação foi formulada a partir de uma pesquisa realizada com mais de 17,5 mil professores convidados de 137 países. A USP é a única universidade brasileira que aparece na lista entre as 100 melhores, ocupando a faixa entre o 61º e o 70º lugar.

O resultado trás visibilidade para a instituição de ensino e para o Brasil no meio acadêmico, já que no ano passado nenhuma universidade do país ficou entre as “top 100” no ranking que leva em consideração a reputação desses espaços entre os pesquisadores renomados.

A insituição foi a única brasileira a aparecer no ranking entre as 100 (Foto: Divulgação)

A Universidade de Harvard, localizada nos Estados Unidos (EUA), alcançou a pontuação máxima no ranking divulgado nesse dia 15. O estudo da THE solicitou que os acadêmicos experientes destacassem o que eles acreditavam ser a melhor universidade nas áreas de pesquisa e ensino em seu próprio campo de atuação. Harvard obteve 100 pontos. Em seguida vieram a Instituto de Tecnologia de Massachusetts – MIT (EUA); Universidade de Cambridge (Reino Unido); Universidade Stanford (EUA), Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA); e Universidade de Oxford (Reino Unido).

Pesquisadores de todo o mundo apontaram a USP como local de confiança em pesquisas de sua área de atuação (Foto: Divulgação)

Confira abaixo as melhores instituições classificadas:

10 primeiras universidades no ranking  de melhor reputação
Posição Instituição País Pontuação
1º) Universidade de Harvard EUA 100,0
2º) Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) EUA 87,2
3º) Universidade de Cambridge Reino Unido 80,7
4º) Universidade da Stanford EUA 72,1
5º) Universidade de Califórnia – Berkeley EUA 71,6
6º) Universidade de Oxford Reino Unido 71,2
7º) Universidade de Princeton EUA 37,9
8º) Universidade de Tóquio Japão 35,6
9º) Universidade da Califórnia – Los Angeles EUA 33,8
10º) IUniversidade de Yale EUA 32,4
61º-70º) Universidade de São Paulo Brasil N/A

Fonte: Times Higher Education, Top Universities by Reputation 2011

Diferentemente do Brasil, que só possui a USP em destaque na listagem, os Estados Unidos têm 44 universidades entre as 100 melhores, quase 50%. Já o Reino Unido teve destaque com 10 instituições entre as melhores classificadas. A educação asiatica também demonstrou que evoluiu, já que Cingapura, Japão, China, Hong Kong, Coreia do Sul e Taiwan foram representadas no ranking. A presença entre as 100 classificadas com melhor reputação segundo THE da Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel, e da Middle East Technical University, da Turquia, assim como a Universidade de São Paulo, foram uma surpresa para os especialistas no assunto.

Top