USP e Unicamp abrem cursos online gratuitos

A USP e Unicamp abrem cursos online gratuitos e dão a oportunidade para estudantes terem acesso ao ensino a distância. A plataforma de ensino é…

Por Redacao em 08/05/2015

A USP e Unicamp abrem cursos online gratuitos e dão a oportunidade para estudantes terem acesso ao ensino a distância. A plataforma de ensino é a Coursera, fundada em 2012 por iniciativa de Daphne Koller, ex-professora de Stanford, e Andrew Ng, diretor do Laboratório de Inteligência Artificial da universidade. Os cursos são gratuitos, mas para obter o certificado de participação após a conclusão é necessário pagar uma taxa.

Confira: Sugestões sobre o que pode cair no Enem 2015

USP e Unicamp abrem cursos online gratuitos - Você já pensou em estudar a distância gratuitamente?

USP e Unicamp abrem cursos online gratuitos

A Coursera é uma plataforma de ensino dos EUA que não oferecia cursos em português. Mas a empresa resolveu apostar no país, após constatar o interesse dos brasileiros pela educação online. Mesmo com cursos em inglês, o Brasil já era o quinto maior mercado da empresa.  Em setembro do ano passado, foram anunciados os primeiros cursos com tradução em português e as parcerias com a Fundação Lemann, USP e Unicamp.

Além dos cursos brasileiros, o Coursera anunciou outros dois cursos com tradução: “Aprendendo a aprender”, da Universidade da Califórnia, San Diego, e “Negociações de Sucesso”, da Universidade de Michigan. E neste ano a USP e Unicamp abrem cursos online gratuitos também na Coursera.

Coursera é uma famosa plataforma de cursos online de diversas universidades (Foto: Divulgação)

O Coursera também é procurado por empresas que incentivam seus funcionários a fazer cursos de atualização com o conteúdo disponibilizado no site. Os cursos são gratuitos, mas para obter o certificado de participação após a conclusão é necessário pagar uma taxa de US$ 85 (cerca de R$ 300). O Coursera promete mais cursos nos próximos meses em parceria com as mesmas instituições brasileiras.

Cursos Coursera lançados pela USP e Unicamp

USP e Unicamp abrem cursos online gratuitos. Confira detalhes de cada curso lançado por essa plataforma com as duas universidades brasileiras e pela Lemann:

Leia também: Enem 2015 – Novas Regras Enem

Estudar a distância tem diversas vantagens (Foto: Divulgação)

  • Processamento Digital de Sinais – Amostragem, Unicamp (início 5 de maio): neste curso, o aluno irá conhecer o processo de amostragem, que permite que sinais como músicas e imagens sejam armazenados e processados em dispositivos digitais.
  • O Empreendedorismo e as Competências do Empreendedor, Unicamp (início em 27 de julho): os estudantes terão a oportunidade de compreender quais são as habilidades e competências que o empreendedor deve criar e desenvolver para empreender um novo negócio tecnológico.
  • História da Contabilidade, USP (início em 19 de maio): o curso visa analisar a relação entre a Contabilidade e a sociedade ao longo do tempo e oferecer um contexto para o conteúdo técnico que os estudantes costumam aprender em cursos de graduação.
Leia mais: Dicas de Como Estudar para o Enem

Aproveite esta oportunidade (Foto: Divulgação)

  • Fundamentos e Linguagem de Negócios: Contabilidade (The Blue Side Up), USP (início em 27 de agosto): os participantes são estimulados a compreender a terminologia contábil e inspirar uma reflexão sobre carreira e desenvolvimento profissional na área.
  • Gestão para Aprendizagem: Módulo de Gestão Estratégica, Fundação Lemann (início a partir de 15 de maio): o curso ensina conceitos novos para a gestão de escolas com base no planejamento estratégico e ferramentas práticas, como a caracterização da comunidade escolar, avaliação da eficácia, análise SWOT e planos de ação.

Top