Uso de antibióticos em bebês pode provocar obesidade

Uso de antibióticos em bebês pode provocar obesidade

Uma pesquisa realizada pela Escola de Medicina da Universidade de Nova York (NYU), nos Estados Unidos, revelou que o uso de antibióticos em bebês…

Por Isabella Moretti em 23/08/2012

Uma pesquisa realizada pela Escola de Medicina da Universidade de Nova York (NYU), nos Estados Unidos, revelou que o uso de antibióticos em bebês aumentam as chances de obesidade. Os resultados do estudo foram publicados na última terça-feira (21) no periódico International Journal of Obesity.

Antibiótico antes dos seis meses de vida intensifica o ganho de peso. (Foto:Divulgação)

O trabalho da Universidade de Nova York foi pioneiro, afinal, foi o primeiro a associar o uso de antibióticos e a massa corporal no início da infância. As conclusões obtidas pelos pesquisadores devem agregar mais subsídios aos estudos sobre os perigos dos antibióticos em crianças.

Bebês tratados com antibióticos podem se tornar obesos

Para comprovar a ação dos antibióticos no ganho de peso dos bebês menores de seis meses, o estudo avaliou 11.532 crianças nascidas na Grã-Bretanha em 1991 e 1992. Os voluntários contribuíram com uma pesquisa de longo prazo sobre saúde e desenvolvimento.

Depois de avaliar cuidadosamente os dados, os pesquisadores descobriram que, as crianças com menos de cinco meses que foram tratadas com antibióticos, apresentaram peso maior e desproporcional a altura, em comparação àquelas que não receberam este tipo de medicamento.

Os antibióticos influenciam no ganho de peso porque interferem na forma como as calorias são absorvidas. (Foto:Divulgação)

Quando o consumo de antibióticos aconteceu dos 6 aos 14 meses de idade, as crianças não apresentaram um aumento de massa significativo. Por outro lado, aos 38 meses de vida, elas desenvolveram até 22% mais chances de sofrer com sobrepeso.

Os antibióticos influenciam no ganho de peso em humanos, principalmente no início da vida, porque interferem na forma como as calorias são absorvidas. O uso dos medicamentos é capaz de matar as bactérias saudáveis, responsáveis por condicionar a forma como o corpo aproveita os nutrientes. Assim, fica difícil manter o peso ideal.

Além de fazer o bebê engordar mais do que deveria, o antibiótico destrói micro-organismos benéficos para a saúde em geral, o que pode desencadear doenças inflamatórias no intestino, asma e tantas outras enfermidades.

Veja também: Cuidados ao dar remédio para uma criança

O abuso de antibióticos comprometem a saúde da criança. (Foto:Divulgação)

Segundo Leonardo Trasande, coautor da pesquisa, a obesidade é normalmente causada por uma dieta desequilibrada e a falta de exercícios físicos. Entretanto, os estudos recentes estão comprovando que o problema é muito mais complexo do que se imagina.

Os perigos do uso de antibióticos

Depois de entender a associação do antibiótico com o ganho de peso no início da infância, conheça outros perigos que estão relacionados ao uso indiscriminado deste grupo de medicamentos:

– Problemas renais;

– Riscos de surdez;

– Doença de Chron;

– Alergias;

– Intoxicação;

– Dores de estômago;

– Infecções no fígado;

– Retardo no crescimento;

– Diarreias.

Saiba mais: Entenda o risco do uso inadequado de antibióticos

Observação: é recomendado evitar a automedicação e buscar as orientações de um médico antes de fazer uso de antibióticos.

Top