Isabella Moretti 04/04/2012 Bem Estar

O teto decorado com gesso cria um ambiente mais sofisticado e iluminado.

O gesso tem se revelado um material cada vez mais presente na construção e decoração de casas. Além de assumir caráter funcional nos ambientes onde marca presença, ele também é responsável por causar um efeito estético charmoso, clean e sofisticado.

Há diversas maneiras de trabalhar com o gesso na decoração e aproveitar os seus benefícios, mas na verdade tudo depende do projeto. Normalmente o material é responsável por fazer o acabamento dos espaços residenciais, deixando-os mais iluminados e aconchegantes. Dependendo da forma como é inserido dentro de casa, o gesso pode fazer milagres nos cômodos.

Ideias para decorar com gesso

Teto de gesso com sanca aberta

Gesso no teto

O gesso costuma marcar presença no teto e criar diferentes efeitos estéticos que se adaptam a iluminação do local.

O forro tabicado é uma possibilidade para decorar a parte mais alta do interior da casa, afinal, ele cria um pequeno vão entre o teto e a parede para criar um efeito diferenciado no ambiente. Quem observa a composição do forro tem a impressão de que o teto está flutuando. Outra opção semelhante de trabalho é o Baguetado, capaz de deixar o gesso ainda mais evidente na decoração.

Caso o objetivo do projeto seja fazer uma perfeita combinação entre luz e gesso, então o recomendado é usar o sistema de sanca aberta ou fechada. A primeira possibilidade propõe que as lâmpadas sejam embutidas no interior da sanca, criando uma luz indireta. No caso de uma estrutura fechada, a iluminação é direta e acontece por meio de spots embutidos.

A decoração de teto com gesso pode ser realizada através de nichos, ou seja, recortes com certa profundidade no teto para embutir as luminárias. O formato das aberturas depende das preferências dos moradores e tem capacidade de reproduzir ideias bem criativas.

Dicas para decorar com gesso

O teto sofreu rebaixamento e teve spots embutidos, criando um efeito de iluminação.

– O revestimento com gesso é funcional, sendo assim apropriado para quem deseja montar um sistema de isolamento térmico e acústico em casa;

– Devido a sua leveza e claridade, o gesso é um material que evidencia o estilo contemporâneo;

– O gesso pode ser usado para delimitar ambientes integrados através das suas molduras rebaixadas instaladas no teto;

– Evite os elementos rebuscados e prefira sempre trabalhar com o gesso mais simples e com linhas retas;

– Use o gesso como uma estratégia para disfarçar as imperfeições do teto e deixar o acabamento mais sofisticado;

– No caso de fazer uma pintura sobre o gesso, prefira usar tinta acrílica fosca.

Utilize as dicas para elaborar um projeto charmoso e moderno no ambiente.

Outros artigos