Usar cartão de crédito no exterior: como evitar problemas

Quem vai fazer uma viagem internacional, sabe que há muitos detalhes para verificar antes de embarcar rumo ao destino. Uma decisão importante a ser…

Quem vai fazer uma viagem internacional, sabe que há muitos detalhes para verificar antes de embarcar rumo ao destino. Uma decisão importante a ser tomada é quanto a forma do dinheiro que vai levar, se irá fazer compras com dinheiro em espécie, cheques de viagem, cartão pré-pago ou cartão de crédito. Essa última opção pode ser uma das mais práticas, porém alguns cuidados com o uso do cartão de crédito no exterior devem ser tomados.

Cheque o limite e as restrições do cartão antes de viajar (Foto: divulgação)

Usar cartão de crédito no exterior: como evitar problemas

O primeiro passo é verificar o seu cartão é internacional, caso não seja é preciso fazer uma nova solicitação ao banco. Existem outras precauções que devem ser tomadas antes de usar o cartão de crédito no exterior, entre elas, destaca-se a necessidade de informar a instituição bancária que você sairá em viagem internacional, uma vez que o uso do cartão ou algumas operações podem estar bloqueados no exterior. Deve-se conferir também se o limite disponível no cartão será suficiente para a sua viagem, caso não seja, verifique com o banco a possibilidade de aumentá-lo ou evite compras de valores altos antes da viagem.

Leve o telefone da central de atendimento com você (Foto: divulgação)

Outra sugestão para usar cartão de crédito no exterior é checar antes com a sua agência quais os limites e restrições para a utilização de seu cartão fora do Brasil. Verifique se essas informações constam do contrato de aquisição do cartão e se também estão discriminadas taxas diferenciadas para essas operações. Lembre-se também de levar os números de telefone da agência para ligar caso haja algum problema e decorar as senhas dos cartões para evitar marcá-las em algum papel.

Cuidado com os gastos para não se surpreender com a fatura (Foto: divulgação)

Dicas para usar o cartão de crédito no exterior

Quando já estiver no país de destino, tome cuidado também com o valor das compras, uma vez que o câmbio é fechado somente na data de fechamento da fatura e não no dia em que você fez a compra. Isso pode fazer com que o valor fique menor ou mais alto. Se você quiser evitar problemas ao usar o cartão de crédito no exterior, pode negociar com a operadora uma opção de cotação no dia da compra e também não se esqueça de levar dinheiro em outra modalidade para o caso de ocorrer uma eventualidade.

Leia Também:  Franquias Para Abrir em Casa

Veja mais: Cartão de crédito recarregável internacional

Melhor cartão pré-pago para viagem

Top