Usando: Sapato Oxford

O sapato oxford é um tipo de sapato fechado com amarração, e seu nome deriva de uma tendência que estudantes do século XVII inventaram…

Por Redacao em 13/10/2011

O sapato oxford é um tipo de sapato fechado com amarração, e seu nome deriva de uma tendência que estudantes do século XVII inventaram na Universidade de Oxford, na Inglaterra. Desde sempre, esse modelo de sapato foi relacionado ao universo masculino, mas os ventos da mudança sopraram e eles vieram parar no nosso armário com versões bem femininas e nova modelagem.

Esse tipo de sapato continua com resquícios masculinos, só para não descaracterizar de vez o modelo, porém o que vemos hoje são oxfords feitos na medida para as mulheres e podendo ser usados com qualquer look. De vestidos à saias, de calças a shorts, o oxford reina absoluto em uma combinação com peças ultra femininas, dando aquele toque masculino especial.

Vários modelos de sapato oxford podem ser encontrados no mercado atual. As grandes marcas apostaram na tendência e criaram estampas de flores para os calçados. Além das flores, os sapatos também ganharam edição especial para o clima tropical, e estão cheio de furinhos muito bem-vindos.

Além de modelos favoráveis para o verão, o oxford ganhou cores variadas. Tons pastéis e cores mais vibrantes envernizadas são boas escolhas para acender o look.

Os bicolores são bem tradicionais e deixam o look bem elegante e sofisticado, tipo à la Chanel. Camisas com calças são boas escolhas para complementarem o visual. A meia-calça deixa o look mais feminino.

Oxford fica ótimo com calça curta (cropped) ou com a barra dobrada, deixando aparecer um pouco do tornozelo. É um truque ótimo para feminilizar o look ainda mais, sem contar que emagrece! Aposte em um look clássico com tons terrosos ou o preto e branco. A camisa jeans trouxe o look para os dias atuais.

A calça jeans deixa o look bem despojado. Para que fiquei mais feminino, dobre a barra da calça ou invista em acessórios como pulseiras e uma bolsa a tiracolo. O blazer deixou o look super elegante.

O oxford é versátil e transita das calças para as peças mais curtas, como as saias. A blusa de renda deixou o visual bem feminino junto com a saia de cintura alta. O sapato na cor marrom é neutro. A saia verde com plissé largo é bem girlie, mas o sapato preto quebrou essa delicadeza. A saia de renda ficou elegante e não perdeu o charme com a camiseta de banda.

Os shorts jeans são excelentes parceiros para o sapato oxford. Os modelos curtos e de barra dobrada deixam o look feminino. Com uma camisa amarrada e floral, fica bem interessante. O maxi cardigã deu um toque diferente ao look, não deixando-o menos feminino. O corpete com a jaqueta de couro trouxe uma pegada mais rocker pro look.

Oxford também combina com vestidos. Os floridos ficam ótimos com o sapato mais feminino, de modelagem mais delicada. Marque a cintura com um cinto para acentuar.

As meias ficam bem legais com o calçado. Meia soquete deixa o look mais colegial, com um ar antiguinho. Pode ser usada com saia ou short e até vestido. As meias-calças também deixam o look mais feminino. Se quiser parecer mais longilínea, aposte no sapato da mesma cor da meia-calça.

Os sapatos Oxford ganharam saltos e ficaram ainda mais femininos. Saltos grossos ou finos, abuse dos dois em looks com vestidos, saias, calças e shorts. Com ou sem meia, fica lindo.Imagens: lookbook.nu; google.com

Top