Usando Matrioskas na decoração

As Matrioskas são bonecas artesanais usadas como enfeites para decorar os ambientes. Tradicionais na Rússia, elas conseguem inovar o visual dos móveis ao desempenhar…

Por Isabella Moretti em 17/12/2011

As Matrioskas são bonecas que foram criadas na Rússia, em 1890

As Matrioskas são bonecas artesanais usadas como enfeites para decorar os ambientes. Tradicionais na Rússia, elas conseguem inovar o visual dos móveis ao desempenhar o papel de enfeites. O objeto não se limita apenas a uma escultura usada na decoração, mas também pode ser classificado como um brinquedo que diverte os russos há gerações.

A boneca tradicional da Rússia, também chamada de Mamuska, é delicada, colorida e pode ser feita com diferentes materiais. Na verdade sua estrutura é construída por uma série de bonecas menores, que são colocadas umas dentro das outras. O número de figuras que precisam ser encaixadas variam entre 6 e 7 nas versões tradicionais.

A bonequinha russa possui um formato simples e cilíndrico, sendo que seu rosto e detalhes do corpo são determinados através de uma pintura minuciosa. Os desenhos podem variar de um objeto para o outro, com destaque nas figuras femininas, personagens de contos de fadas e antigos líderes soviéticos.

A origem da Matrioska está no Império Russo, de 1890.  Uma onda de brinquedos educativos e folclóricos começou a ganhar espaço no país durante essa época e as bonequinhas passaram a fazer sucesso entre as crianças. Os desenhos representavam as mães camponesas vestidas com trajes tradicionais.

Matrioskas como objetos de decoração

As bonecas completam a decoração com toque vintage

Há várias formas de usar as bonequinhas russas na decoração. Basta trabalhar com criatividade para obter os melhores resultados. Experimente separar todas as partes da Matrioska e posicioná-las sobre um móvel da sala de jantar, sala de estar e quarto. É interessante seguir a sequência do maior para o menor ou vice-versa.

A boneca russa combina perfeitamente com o espaço de convívio da casa e pode ajudar a destacar um estilo na sua decoração. Por exemplo, se a intenção é trabalhar com uma proposta vintage, a peça vai conseguir resgatar tendências de décadas passadas e oferecer um ar nostálgico ao ambiente.

As Matrioskas de decoração podem estar presentes nas mesas de centro, prateleiras, estantes, aparadores e outros itens mobiliários da casa que necessitam de um enfeite. A bonequinha que se divide em várias partes iguais com certeza dará um charme especial e sofisticado no cômodo.

Além do objeto em si, a figura da Matrioska também está sendo incorporada no design de outras peças, como painéis decorativos, adesivos de parede e utensílios domésticos.

Fotos das bonecas russas usadas na decoração

Top