Usando Chapéu

Voltando um pouco no tempo, foi na pré-história que surgiu o chapéu e tinha função de proteger a cabeça do sol, frio e chuva.…

Por Redacao em 30/09/2011

Voltando um pouco no tempo, foi na pré-história que surgiu o chapéu e tinha função de proteger a cabeça do sol, frio e chuva. E somente os homens usavam o acessório, os chefes das tribos, dando segmento ao longo da história aos reis e suas coroas, os sacerdotes usavam a mitra e os guerreiros tinham o elmo. Na Idade Média, as mulheres tinham por obrigação em usar o chapéu para cobrir os cabelos, era um requisito imposto pela religião.

Há algum tempo o chapéu voltou para as nossas cabeças, e não apenas como acessório de proteção, mas também como enfeite para dar um plus no look. Os modelos que estão em alta atualmente são o floppy, panamá e fedora. Vamos ver algumas opções de uso para cada tipo de chapéu da moda!

Chapéu Panamá

O chapéu Panamá tem a aba curta, é feito de palha entrelaçada que protege realmente do sol (a trama da palha é bem fechadinha) e tem uma faixa envolvendo o chapéu. Faixa, inclusive, que caracteriza o estilo do chapéu que pode vir com uma aba um pouco mais longa. Funciona para homens e mulheres e dá um toque especial ao look final.

Chapéu Fedora

Esse tipo de chapéu é um dos mais clássicos e tradicionais. É feito de feltro tradicionalmente, porém, atualmente encontramos esse chapéu em diversos tecidos e cores, como risca de giz, tem a aba curta que pode ser usada dobrada de um lado. Pode ser encontrado também com uma faixa adornando. É uma ótima opção para o inverno.

Chapéu Floppy

Este é o chapéu que traz riqueza para o look. Com abas largas ou médias bem molengas, de tecidos mais maleáveis. Este modelo de chapéu foi adotado pelos hippies na década de 1970, usado junto com óculos bem grandões. É encontrado mais frequentemente nas praias e piscinas, mas foi parar nas ruas na estação mais quente do ano.

Chapéu Clochê

Quer dar aquele arzinho de anos 1920 no look, opte pelo clochê. Este chapéu vem acompanhado de uma flor lateral. Fica lindo com looks clássicos, proporciona uma elegância retrô que é tendência, mas também fica incrível em visuais mais divertidos e descolados. Tradicionalmente, é feito de feltro, mas hoje pode ser encontrado em materiais leves, como a palha, para ser usado no verão.

Imagens: lookbook.nu; google.com

Top