Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Carros> Uno Mille deixará de ser produzido, diz site

Uno Mille deixará de ser produzido, diz site

Por Andre

As novas exigências do Conselho Nacional do Trânsito (Contran), que determinam que a partir de 1º de janeiro de 2014, todos os veículos novos produzidos no Brasil estarão obrigados a trazer duplo airbag frontal e freios ABS, pode colocar fim à produção de um dos carros mais vendidos do país nos últimos tempos.

Sucesso no Brasil desde 1984, o Uno Mille deve deixar de ser fabricado ao final de 2013 (Foto: Divulgação)

A notícia de que o Uno Mille deixará de ser produzido foi divulgada pelo site Automotive Business, dando conta de que a história do modelo de entrada da Fiat, produzido no Brasil desde 1984, pode estar próxima do fim, tendo o ponto final durante o próximo mês de dezembro. A montadora italiana não confirmou a informação, resumindo-se a afirmar que essa é apenas uma das possibilidades estudadas.

O mesmo motivo, ou seja, a obrigatoriedade da presença dos itens de segurança, também fará com que outros modelos deixem de ser comercializados em 2014, entre os quais a VW Kombi e a picape Ford Courier. O mesmo caminho poderá ser seguido pelo campeão de vendas do país, o VW Gol, que deve ser substituído pelo compacto Up!.

Dados interessantes sobre o Uno Mille

Em quase três décadas, quase 4 milhões de unidades do "velho" Uno foram vendidas (Foto: Divulgação)

Lançado no Brasil durante a primeira metade da década de 1980, o Uno trouxe várias inovações tecnológicas para aquela época, conquistando inúmeros clientes para a Fiat. O veículo, que ganhou a denominação “Mille” a partir de 1990, se enquadrando na então recém-criada categoria dos carros populares, foi fundamental para o crescimento da montadora no país.

Durante quase três décadas, foram cerca de 3,6 milhões de unidades vendidas do Uno Mille somente no mercado nacional, além de outras 150.000 exportadas para países vizinhos.

Com números tão expressivos de vendas, a Fiat teria relutado até o último momento em optar por finalizar a produção do Uno Mille, algo que não aconteceu nem mesmo quando o Novo Uno, geração renovada do compacto, foi lançada em 2010. Mas o alto custo para a adaptação às novas exigências do Contran para 2014 parece ter pesado na tomada da decisão.

O substituto do Uno Mille

O substituto do Uno Mille deverá chegar em 2015 (Foto: Divulgação)

Com o possível encerramento da produção do Uno Mille, o Palio Fire, que atualmente tem o preço sugerido de R$ 24.570,00, deverá ser rebaixado para a condição de modelo de entrada da Fiat, pelo menos até que uma nova opção seja lançada para preencher a categoria.

Falando nisso, especula-se que o substituto do Uno Mille começará a ser produzido a partir de janeiro de 2015, na fábrica da Fiat em Betim (MG). O novo subcompacto, ainda conhecido pelo codinome (projeto 344), deverá estar disponível no segundo semestre de 2015.

Versão de despedida do Uno Mille

Para homenagear o seu campeão de vendas, a Fiat deverá lançar a versão especial Grazie Mille (Foto: Divulgação)

Para se despedir do “velho” Uno, a Fiat está preparando uma versão especial e limitada, que homenageará o compacto, de acordo com rumores publicados em vários sites.

A versão de despedida do Uno Mille deverá ser chamada de “Grazie Mille” (Obrigado Mille, em português), podendo trazer itens como ar condicionado, acionamento elétrico para travas e vidros e direção hidráulica, entre outros diferenciais.

Recomendado para você
Carros

Saveiro Cross 2018: fotos e preços

Carros

Meu Carro Novo Curitiba

Comentários
  1. daiane disse:

    esse fiat uno e pior carro q tem capeta isso n é carro n isso e uma carroça

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *