Universidades que oferecem curso pré-vestibular gratuito

Conquistar uma vaga em uma universidade pública não é fácil, por isso é necessário muito estudo e dedicação. Para auxiliar nessa tarefa existem vários…

Por Élida Santos em 16/03/2012

A UFSCar é uma da instituições que promovem curso pré-vestibular (Foto: Divulgação)

Conquistar uma vaga em uma universidade pública não é fácil, por isso é necessário muito estudo e dedicação. Para auxiliar nessa tarefa existem vários cursos pré-vestibulares. A grande maioria é pago, porém, com o intuito de dar oportunidade para as pessoas que não possuem condições financeiras de arcar com o custo de uma mensalidade, instituições como a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) criaram cursos pré-vestibulares gratuito.

Criado em 1999, no campus São Carlos da UFSCar, o curso pré-vestibular da entidade é destinado a estudantes carentes que tem interesse em ingressar no Ensino Superior público. Em 2009 o cursinho deu início as suas atividades também na cidade de Sorocaba. Todos os anos são oferecidos em torno de 380 vagas (300 em São Carlos e 80 em Sorocaba). No primeiro campus a oferecer o curso pré-vestibular, as aulas sempre começam em março e acontecem de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h35, e aos sábados, das 8h10 às 12h30. Já na segunda unidade da UFSCar a disponibilizar o curso, as aulas são ministradas segunda a sexta, das 18h50 às 22h50.

Nos últimos anos, o índice de aprovação de alunos dos cursinhos gratuitos da Universidade Federal de São Carlos em vestibulares da rede pública de ensino, oscila entre 25% e 30%. Os interessados em fazer parte dessas aulas devem participar de um processo seletivo, que é baseado em uma análise socioeconômica (única fase eliminatória) e no desempenho em prova de conhecimentos gerais. Nesse ano a seleção já aconteceu, mas os futuros alunos podem ter mais informações por meio do site da UFSCar.

A UFSCar promove cursos pré-vestibulares (Foto: Divulgação)

Outra instituição que promove curso pré-vestibular é a Universidade de São Paulo (USP). De acordo com o site da universidade “o Cursinho FEA-USP é um projeto criado e mantido por alunos de graduação da FEA-USP. Trata-se de um curso pré-vestibular voltado para pessoas de baixa renda, que não possuem condições financeiras para pagar um cursinho comercial. A missão do Cursinho FEA-USP é oferecer um ensino de qualidade a essa parcela da população, criando condições reais para sua aprovação nas universidades públicas”. A exemplo do projeto da UFSCar o pré-vestibular da USP já fez a seleção para o primeiro semestre de 2012, mas continue atento para não perder oportunidades futuras. Para mais informações acesse o site do programa.

Top