Universidade Petrobras treinando seus funcionários

A Universidade Petrobras é o órgão da Petrobras voltado para o treinamento e desenvolvimento de seu pessoal. Na Universidade, os profissionais de nível superior que…

A Universidade Petrobras é o órgão da Petrobras voltado para o treinamento e desenvolvimento de seu pessoal.

Na Universidade, os profissionais de nível superior que são recém-admitidos sem experiência prévia são submetidos a este treinamento,  pelo período de até um ano, antes de começarem a efetivamente trabalhar. Os recém empregados recebem um treinamento técnico e abosrvem conhecimentos organizacionais e contextuais sobre a Petrobras e indústria de petrolífera.

A capacitação dos funcionários faz parte dos investimentos da companhia, isto ocorre através do incentivo ao prolongamento dos estudos, inventivo ao aprimoramento de competências e o desenvolvimento de novas habilidades.

Diversas técnicas de treinamento e desenvolvimento dos empregados são colocadas em prática de acordo com o cargo e a função de cada particpante. Um exemplo é a técnica de Aprendizagem Contínua e Compartilhamento do Conhecimento, visa estimular a capacidade de buscar, apreender, aplicar e disseminar conhecimentos para o crescimento pessoal e organizacional, por meio da troca de experiências.

Para alcançar o objetivo de final de capacitação de seus empregados a Universidade Petrobras consolidou parcerias com instituições educacionais do Brasil e do exterior e com isso passou a promover aulas presenciais ou à distância, por meio do Campus Virtual, da TV Digital e do Canal TV Universitária.

Como incentivo, os funcionários da Petrobras têm a oportunidade de progressão na carreira e remuneração nos padrões do mercado de trabalho através do sistema de Gerenciamento de Desempenho. Este é um referencial para o avanço de nível e promoção que avalia os empregados em função de suas metas e competências.

O processo de avaliação é anual e coloca à prova a necessidade de capacitação do empregado. Com este processo, patrão e funcionário podem refletir sobre os trabalhos realizados e os resultados alcançados, e com isso avaliar a oportunidade de desenvolvimento e crescimento do empregado dentro da empresa.

Leia Também:  Ponta de Estoque Corello

Um dos tipos de avaliação aplicados é a Pesquisa de Ambiência Organizacional, nela é avaliado o clima interno do local de trabalho, onde os empregados e chefes opinam sobre aspectos como benefícios, liderança, remuneração, segurança, meio ambiente e saúde, treinamento e desenvolvimento. Do resultado desta pesquisa resultam três indicadores, são eles o Índice de Satisfação do Empregado (ISE), o Nível de Comprometimento com a Empresa (NCE) e o Nível de Comprometimento em Responsabilidade Social (NCRS).

Tais informações vão contribuir para um constante aprimoramento do local de trabalho, das relações internas, do diálogo entre chefe e empregado e sem dúvida irão contribuir para o aumento da capacitação dos empregados.

Visto isto, não resta a menor dúvida do porque a Petrobrás está presente na lista das melhores empresas para se trabalhar no mundo, e como uma coisa leva a outra, isto explica um parte do fato desta empresa ser mundialmente reconhecida pelo seu fatiramento e qualidade dos serviços prestados.

Para maiores informações acesse o site www.petrobras.com.br, lá você encontra todas as informações sobre a empresa propriamente dita, informações sobre editais de concursos abertos ou ques estão para serem lançados e ainda pode ter acesso a todas as informações financeiras e contábeis da empresa.

Top