Universidade Para Todos 2011

Muitas pessoas procuram uma oportunidade para conseguir cursar uma graduação de qualidade, mas nem todas possuem condições financeiras para bancar as mensalidades. Por essas…

Muitas pessoas procuram uma oportunidade para conseguir cursar uma graduação de qualidade, mas nem todas possuem condições financeiras para bancar as mensalidades. Por essas e outros o Governo Federal apóia a iniciativa do Programa Universidade para Todos (PROUNI) que tem como meta a democratização do ensino superior.

O Prouni tem sido realizado desde 2004 e ao longo desse tempo procurou manter forte a sua proposta de distribuir bolsas de estudos entre os estudantes brasileiros. O programa adota critérios para selecionar os candidatos contemplados e mantém parceria com várias instituições privadas para alcançar seus objetivos.

Para participar do Prouni, o indivíduo precisa apresentar um perfil condizente com as regras do programa. Ter conquistado uma boa nota no ENEM, não participar de financiamento estudantil e comprovar renda familiar abaixo de três salários mínimos são requisitos que ajudam na seleção de candidatos.

As bolsas de estudo Prouni são parciais e integrais, sendo que o número de vagas para cada curso varia de acordo com os critérios adotados pela instituição de ensino. Através do programa o estudante de baixa renda poderá se graduar sem qualquer tipo de gasto e desfrutar de excelentes oportunidades no mercado de trabalho com o seu diploma.

Em 2011 o Prouni adotou o mesmo estilo dos anos anteriores e procurou beneficiar os estudantes que tiveram as melhores notas no Exame Nacional do Ensino Médio. Para ajudar os jovens de baixa renda e sem emprego, o programa ainda oferece uma bolsa auxílio no valor de R$ 300,00 mensais.

As inscrições Prouni 2011 se iniciaram logo após o encerramento para se inscrever no SISU (Sistema de Seleção Unificada), durando poucos dias. A primeira lista de classificados no programa já foi divulgada e os candidatos aprovados aproveitam esse período para fazer matrículas nas universidades.

Leia Também:  Calendário de Vestibulares 2012 em São Paulo

As pessoas que não foram aprovadas no primeiro processo seletivo devem aguardar a segunda chamada Prouni 2011, que será publicada pelo MEC no dia 11 de fevereiro. As pessoas aprovadas devem acompanhar o cronograma pelo Portal Prouni para não perder nenhuma oportunidade. As inscrições da segunda etapa estarão abertas de 21 a 24 de fevereiro.

Top