Uniformes escolares: dicas para limpar e conservar

Um dos grandes problemas que mais aflige os pais atualmente é o uniforme escolar: devido o fato de se tratar de uma peça de…

Um dos grandes problemas que mais aflige os pais atualmente é o uniforme escolar: devido o fato de se tratar de uma peça de uso diário, o cuidado deve ser redobrado em sua conservação, visto que logo nos primeiros meses de uso ela já pode se estragar.

Saiba como conservar o uniforme escolar de seus filhos

Para fazermos isso de maneira consciente e responsável, primeiramente devemos ter em mente que as crianças e os adolescentes sempre utilizam essa peça de roupas durante suas aulas de educação física e outras atividades que conduzem o tecido ao desgaste. Desta forma, todo o cuidado é pouco na manutenção desta tão importante vestimenta.

Confira dicas sobre como limpar e conservar os uniformes escolares:

Crianças

Pelo fato das crianças crescerem muito rapidamente, para conservar o uniforme escolar por mais tempo, recomenda-se que sua compra seja efetuada em uma numeração acima. Desta forma, os pais não necessitarão comprar as peças novamente no ano posterior.

Compre o uniforme em uma numeração acima

Mesmo assim é imprescindível que cuidados na manutenção e limpeza do uniforme escolar sejam efetuados: primeiramente, verifique as orientações da etiqueta a fim de saber sobre o processo de lavagem ideal, secagem ou como ele deve ser passado.

É sempre indicado que os uniformes escolares infantis sejam lavados à mão ou no modo de lavagem delicado quando em máquinas. Evite deixa-lo de molho, pois as roupas destinadas às crianças são mais frágeis.

Saiba mais sobre os cuidados com a lavagem e secagem das roupas.

Adolescentes

Todo adolescente possui a mania de customizar o uniforme escolar: além de muitas escolas não aceitarem as peças nas devidas condições, o seu orçamento ficará ainda mais curto caso regras sobre este assunto não sejam impostas por você.

Continuar Lendo  Cosméticos que ajudam a acabar com olheiras

Portanto, permita que seu filho ou filha personalize suas roupas assim que elas se encontrarem nas devidas condições de desgastes. Isso fará com que o uniforme seja usado ainda mais vezes, caso atenda os limites de cada estabelecimento de ensino.

Imponha regras quanto à manutenção do uniforme

Como o unforme escolar  para adolescentes é mais resistente, a lavagem pode ser efetuada na máquina de lavar, porém de acordo com as especificações do tecido, indicadas na etiqueta. É válido lembrar que as roupas de cores diferentes devem ser lavadas separadamente, para que as peças mais escuras não desbotem e manchem as mais claras.

Cuidados importantes

Manchas

Jamais deixe o uniforme escolar de molho no alvejante. Opte sempre por remover a mancha à mão, evitando o desgaste e envelhecimento do pano.

Confira dicas sobre como remover manchas das roupas

Temperatura

Nunca abuse da temperatura do ferro na hora de passar estas peças de roupas: os uniformes estampados devem ser passados pelo avesso, enquanto os de poliéster necessitam ser passados com um protetor para evitar as possíveis marcas no tecido.

Orientações

Oriente seus filhos para serem cautelosos na manutenção e limpeza do uniforme escolar: incentive-os a prestarem mais atenção para não sujá-los e também a retirarem as peças assim que chegarem em casa. Com pequenos cuidados os uniformes ficarão mais bonitos e conservados por mais tempo.

Leia também:

Como economizar com o unforme escolar

Top