Unidades de Conciliação, Onde Encontrar

Você conhece as unidades de conciliação? Estas têm como função afogar o poder judiciário, tentando resolver da melhor forma possível alguns processos. Elas podem…

Por Redacao em 09/07/2011

Você conhece as unidades de conciliação? Estas têm como função afogar o poder judiciário, tentando resolver da melhor forma possível alguns processos. Elas podem ser usadas por pessoas físicas, em caso de separação, por exemplo, ou processos que envolvam empresas, a maioria dos casos que procuram estas unidades, são problemas familiares, como divórcio e pensão alimentícia.

Na maioria das vezes se consegue resolver os problemas ali mesmo, sem precisar esperar mais audiências, o que muitas vezes demora bastante. Além dessa grande vantagem que é a aceleração do processo, você não terá custos algum, e bem menos burocrático.

Estas unidades de conciliação vieram surgir através de um vínculo que as instituições de curso superior fez com os tribunais de Justiça. Você pode estar procurando para resolver problemas com compra e venda de bens, guarda de crianças, batida do trânsito e até mesmo problemas em bancos.

Elas só não trabalham com processos relacionados à área criminal e nem trabalhista, nestes casos se faz necessário ir até a Justiça mesmo.
Só ressaltando que não tem limite de renda para que possa solicitar a intervenção através de uma unidade de conciliação, por isso que empresas também podem utilizar desse novo serviço.

Como relatamos lá em cima as unidades de conciliação é uma união com algumas faculdades e universidades que tenham o curso de Direito, então se você estiver precisando resolver algum problema dentro dos que são cabíveis as unidades, procure a universidade ou faculdade mais próxima e se informe, onde fica a Unidade de Conciliação da sua cidade.

Por exemplo, a Universidade Nove de Julho juntamente com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, tem disponível para seus clientes a Unidade Avançada de Atendimento Judiciário, ela atende as reclamações que não ultrapasse o limite de quarenta salários mínimos. Esta unidade atende na Rua Vergueiro, 831, nos horários 12 às 22 horas.

Agora em junho de 2011, foi inaugurado o mais novo núcleo de Conciliação do Tribunal Regional Federal, a qual irá abranger os estados de São Paulo e também Mato Grosso do Sul, as audiências começaram a funcionar a partir de agosto. A sede vai trabalhar no prédio do antigo Fórum Criminal Ministro Jarbas Nobre, no centro de São Paulo.

Esta foi uma novidade que vai atuar em processos federais, e com certeza irá ajudar a muitas pessoas na hora de resolução de problemas.
Então já sabe antes de colocar qualquer problema na Justiça procure as unidades de conciliação do seu município. Se você estiver com uma causa na justiça e não precisa enfrentar os longos anos de processo diante de um tribunal, já pode contar com o aopio das unidades de conciliação espalahadas por todo o Brasil. Esta é a forma dajustiça brasileira andar mais um pouco, ganhar agilidade e assim passar a servir o cidadão que precisa dela para o cumprimento de uma causa.

Top