O que é Unidade central de processamento: como funciona uma UCP?

Felipo Bellini 02/05/2022 Notícias

A seguir, você entenderá a unidade central de processamento.

Ao ligarmos o computador, aquela caixa de gabinete é conhecida como UCP. Mas, a sua função não é apenas começar as atividades de computador, como também é responsável em manter a funcionalidade, executar os programas e outros componentes que ajudam a garantir que você leia este artigo, por exemplo.

Além disso, o UCP é responsável que componentes externos, como o teclado e mouse, para digitar e clicar alguns programas.

O que é unidade central de processamento?

A unidade central de processamento é conhecida pela sigla UPC. Mas, popularmente, os especialistas em informática a chamam pela sigla inglesa, CPU, que significa central processing unit. Alguns acreditam que é o coração de um computador e dispositivos móveis, uma vez é ele o responsável em rodar os softwares e hardwares.

O que é unidade central de processamento

Fonte/Reprodução: original

O foco será falar do UPC que vem dos computadores. Quando ele apresenta problemas, todo equipamento digital apresenta. Afinal, é ele que vai gerar as principais atividades, sendo composto por um comando já estabelecido.

Quais são seus componentes básicos?

Os seus componentes básicos de uma UPC são: Unidade de Controle e Unidade Lógica Aritmética.

O primeiro controla as atividades do PC através de um relógio, que chamam de clock. Já a Unidade Lógica Aritmética será responsável pelos algoritmos e operações da máquina. Ou seja, vai desenvolver comandos a partir de programação.

Sobre o clock, vamos explicar melhor a seguir.

Clock da unidade central de processamento

É um dispositivo do CPU que gerar pulsos dentro de um intervalo de tempo para que nenhum programa seja executado fora de onda. Os pulsos são emitidos em forma de onda, logo a sua unidade de medida é o hertz.

Registradores da UCP

A seguir vão alguns registradores da UCP.

ACC

Seu nome é acumulador, além de guardar dados de programação e auxilia a Unidade Lógica Aritmética (ULA) a trabalhar.

RI

O registrador de instruções guarda os algoritmos binário da operação corrente, já estabelecido na linguagem da máquina.

CI

O Contador de Instruções armazena o registro da memória para que o computador execute a próxima atividade.

RDM

O Registrador de Dados da Memória, responsável por gravar os programas na memória.

REM

Seu nome vem Registrador de Endereços da Memória, que liga o CPU com à memória do computador.

Instrução de Processadores da UCP

Para explicar como a unidade central do processador executa, precisamos explicar como ele executa as atividades para que o computador funciona muito bem.

Linguagem da máquina

Toda UPC já tem uma linguagem programada a partir de códigos binários, representando todas as atividades para exercer dentro de um computador.

Código da operação

O ciclo de operação, como o nome já diz, é um código usado para operar os componentes do computador, como a memória.

Ciclo de uma instrução

O ciclo de instrução é uma sequência parecida com a do clock, sendo que ela busca o programa, decodifica o sue código, carrega, executa e salva os seus dados para que quando for abrir novamente, ele repita o procedimento.

Quantidade de núcleos e capacidade do processador UCP

Os mais famosos núcleos são 32-bits e 64-bits. A diferença entre os dois é que o segundo processador pode trabalhar mais e não danificar por completo a memória RAM. Por isso, que eles precisos de núcleos do processador

A seguir, vamos apresentar as características dos núcleos e capacidade do UCP.

UCP Single core

É um núcleo, que pode executar um programa ou componente de cada vez. Por isso, ele não é bom para executar várias atividades.

UCP dual-core

Já o dual core, como o nome já diz, trabalha em dobro. Assim, eles duplicam as atividades dos processadores e assim pode trabalhar com muito mais eficiência. Ainda tem uma versão mais moderna, que explicaremos a seguir.

UCP quad-core

Sim, o núcleo de processador mais moderno é o quad-core. Ou seja, ele trabalha quatro vezes mais que o single e o dobro do dual. É ideal para quem gosta de executar programas mais pesados, como de edição de imagem. Mas também é ideal para aqueles gostam de jogar e querem que ele seja executado com perfeição.

O que descreve a velocidade de processamento?

A velocidade do processamento é contada a partir das instruções por tempo já determinado. A unidade de medida é o MIPS, que significa Milhões de instruções por segundo. Entretanto, algumas máquinas já utilizam a sua própria medida.

O que descreve a velocidade de processamento

Fonte/Reprodução: original

Você sabia sobre a Unidade central de processamento? Deixe aqui, portanto, o seu comentário. E, continue nos acompanhando para saber mais sobre informáticas e as suas particularidades.

Outros artigos

Mitos e verdades sobre laqueadura

05/03/2013

Mitos e verdades sobre laqueadura

A laqueadura é um método muito usado por mulheres que já possuem filhos e desejam não ter mais. O fato é que essa técnica gera muitas dúvidas que deixam as mulheres ...

Ofertas de Páscoa Carrefour

18/02/2016

Ofertas de Páscoa Carrefour

Podemos perceber como os anos estão passando e não nos damos conta. Muitas vezes não aproveitamos as datas comemorativas no nosso país, daqui a alguns dias teremos a...