Unicamp é a melhor instituição pública do Brasil

De acordo com o resultado do IGC (Índice Geral de Cursos), o qual avalia a qualidade do ensino superior no Brasil, a Unicamp (Universidade…

(Imagem: Foto divulgação)

De acordo com o resultado do IGC (Índice Geral de Cursos), o qual avalia a qualidade do ensino superior no Brasil, a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) ficou em primeiro lugar entre as universidades públicas. A performance de todas as instituições de ensino superior foi publicada nesta quinta-feira (17) pelo MEC (Ministério da Educação).

Com o nível mais alto (5) a Unicamp ficou com a nota 4,56 pontos. Em segundo lugar aparece a Ufla (Universidade Federal de Lavras), com a média 4,31, acompanhada da UFRGS (Universidade do Rio Grande de Sul), Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), UFV (Universidade Federal de Viçosa), UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) e Unifei (Universidade Federal de Itajubá). Todas elas ganharam conceito cinco.

Essa foi a primeira vez que a Unicamp recebeu nota no balanceamento, já que até o ano anterior a universidade não participava do Enad (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), uma das condiçoes para compor o IGC. Além do Enad, o MEC leva em conta a base a qualidade do corpo docente.

A Unicamp também figura entre as melhores instituições do mundo em rankings internacionais como Times Higher Education e QS. Na disposição geral, a melhor colocada no indicador é a Ebef (Escola Brasileira de Economia e Finanças), da FGV (Fundação Getulio Vargas) na capital carioca com 4,89 pontos. Em último lugar ficou a Embap (Escola de Música e Belas Artes do Paraná), com 0,57 pontos e conceito um, o mais baixo da avaliação.

Confira as 10 melhores universidades, segundo o IGC

Nome da Instituição Estado Nota Faixa no IGC
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) SP 4,69 5
Universidade Federal de Lavras (UFLA) MG 4,31 5
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) RS 4,30 5
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) SP 4,29 5
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) MG 4,25 5
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) SP 4,16 5
Universidade Federal de Viçosa (UFV) MG 4,14 5
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) RJ 4,01 5
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) MG 3,99 5
Universidade Federal de Itajubá (Unifei) MG 3,98 5
Leia Também:  Hostels recomendados em Buenos Aires
*Fonte MEC

Top