Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar> Unha inflamada: o que fazer, como tratar

Unha inflamada: o que fazer, como tratar

A unha inflamada é um problema que causa grande incômodo. Ela geralmente ocorre quando a unha está encravada, causando dor, inchaço e vermelhidão. Quando não tratada corretamente, pode infeccionar e formar pus, sendo algumas vezes necessário remover a unha para acabar com o problema. Saiba mais sobre o que fazer e como tratar a unha inflamada.

A unha inflamada pode ser causada por vários fatores. (Foto; divulgação)

Unhas saudáveis

Para manter as unhas sempre saudáveis e fortes é preciso ter alguns cuidados ao retirar as cutículas, já que ela é forma uma barreira protetora contra a invasão de micro-organismos que podem provocar problemas nas unhas. Elas devem ser sempre bem cortadas e hidratadas para se manterem fortes.

A forma mais indicada para cortar as unhas é a quadrada para que não encravem e inflamem. Esses e outros cuidados são essenciais para prevenir as inflamações nas unhas. É importante, também observar a limpeza das unhas que deve ser feita periodicamente com o uso de uma escovinha para eliminar os resíduos que ficam por baixo podendo causar inflamação.

Unhas inflamadas

Normalmente a inflamação da unha acontece quando ela está encravada, já que penetra na pele dificultando seu crescimento, causando inflamação, sendo muito comum encravar no dedão do pé, deixando o canto vermelho, inchado e com pus, além de formar carne esponjosa.

O principal sintoma da unha inflamada é a dor local e intensa. Apesar de a unha encravada ser a principal causa de inflamações, outras infecções bacterianas ou fúngicas, traumatismo por queda de objetos podem provocar o problema. Um dica para evitar inflamação nas unhas é quando ir na manicure levar os seus próprios instrumentos, pois dessa forma você não corre o risco de contrair nenhuma bactéria que possa inflamar as unhas.

Retire somente os excessos de cutículas para prevenir inflamações. (Foto: divulgação)

O que fazer com a unha inflamada

Os principais cuidados com a unha inflamada consistem na prevenção do problema. Veja algumas dicas:

  • Para evitar que as unhas encravem, corte-as sempre retas, nunca pelos cantos, mantendo as pontas sempre livres;
  • Retire somente os excessos de cutícula;
  • Use emolientes e anestésicos para diminuir o desconforto;
  • Evite o uso de calçados apertados e de bico fino;
  • Procure um dermatologista ou podólogo para avaliar o caso.

Como tratar a unha inflamada

O tratamento mais indicado para aliviar os sintomas gerados pela unha inflamada consiste na aplicação de cremes e pomadas à base de antibióticos e corticoides. Além disso, a limpeza constante com soluções antissépticas e cicatrizantes é essencial. Entretanto, é necessário consultar o médico especialista para avaliar o caso e indicar o tratamento correto.

Consulte um especialista para tratar as unhas inflamadas. (Foto: divulgação)

As unhas inflamadas causam muita dor e incômodos. Esse problema pode ser provocado por diversos fatores e exige cuidados especiais. É preciso ter cuidados específicos ao retirar cutículas sem machucar e cortar as unhas para prevenir esse problema. Muitas vezes as unhas inflamam por conta de calçados apertados, os que possuem bico fino, salto alto, são os que mais provocam esse problema. Para evitar é importante fazer a escolha certa do calçado.

Recomendado para você
Bem Estar

Dieta do Abacate Emagrecer para Natal 2017

Bem Estar

Tendência moda plus size verão 2018

Bem Estar

Site Parque da Xuxa- SP Telefone, Preços

Bem Estar

Como tirar mancha de caneta da roupa – Faça em casa

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *