Umectação capilar: como fazer passo a passo

Saiba mais sobre umectação capilar: como fazer passo a passo. A técnica, muito popular entre as mulheres, oferece vários benefícios para o cabelo e…

Saiba mais sobre umectação capilar: como fazer passo a passo. A técnica, muito popular entre as mulheres, oferece vários benefícios para o cabelo e restaura a beleza, fio a fio. Leia a matéria para entender melhor o procedimento e veja como realizá-lo em casa.

Umectação capilar: como fazer passo a passo. (Foto Ilustrativa)

Umectação capilar: como fazer passo a passo. (Foto Ilustrativa)

O cabelo produz óleo naturalmente, como uma forma de nutrir os fios e combater o ressecamento. No entanto, o excesso de química, chapinha, secador e poluição faz com que as madeixas fiquem sem a oleosidade natural. O resultado é um cabelo seco, danificado, opaco e quebradiço. Para resolver esse problema, nada melhor do que recorrer a umectação.

Leia mais: 5 Melhores óleos para umectação capilar

A umectação capilar é um tratamento à base de manteigas e óleos vegetais, que ajuda o cabelo a crescer forte, bonito e saudável. A técnica realiza um trabalho de nutrição profunda nos fios, ao passo que repõe a gordura natural. A umectação vem sendo considerada a solução perfeita para cuidar dos cabelos cacheados, crespos ou que estão passando por transição capilar.

Umectação capilar: como fazer passo a passo

Umectar o cabelo significa passar óleos 100% vegetais nas mechas. O processo também pede uma massagem no couro cabeludo e nos fios, para que a fibra capilar possa absorver os nutrientes de forma mais eficaz.

Há diferentes óleos vegetais que podem ser usados no processo de umectação capilar, como é o caso do óleo de uva, óleo de coco, óleo de abacate e óleo de pracaxi. Alguns produtos encontrados em casa também servem para umectar o cabelo, como é o caso do azeite de oliva extra virgem e do óleo de amêndoa.

A umectação pode ser feita com azeite. (Foto Ilustrativa)

A umectação pode ser feita com azeite. (Foto Ilustrativa)

Saiba mais: Cronograma Capilar: o que é? Como fazer?

Como fazer umectação capilar?

Confira a seguir as etapas da umectação capilar: como fazer passo a passo:

1. Prepare o cabelo para a aplicação do óleo vegetal. Os fios podem estar sujos e secos, não tem problema algum.

2. Separe o cabelo em mechas. Na sequência, aplique o produto escolhido para fazer a umectação, da raiz até as pontas. Lembre-se de massagear bem o couro cabeludo com as pontas dos dedos, para que a região possa absorver os nutrientes da melhor forma possível.

3. Depois de massagear bem, deixe o óleo agir nos fios por, no mínimo, 1h30. Algumas meninas chegam a dormir com esse produto na cabeça, o que não oferece riscos para as madeixas. Só é recomendado tomar cuidado para não tomar sol durante a umectação.

Depois do período de ação, lave o cabelo com shampoo transparente. (Foto Ilustrativa)

Depois do período de ação, lave o cabelo com shampoo transparente. (Foto Ilustrativa)

4. Após o período de ação, lave bem os cabelos com shampoo transparente para remover o óleo. Finalize com um condicionador.

Veja também: Óleos indicados para cada tipo de cabelo

Agora você já sabe tudo sobre umectação capilar: como fazer passo a passo. Aproveite as dicas e deixe o cabelo muito mais bonito e saudável. Para melhorar os resultados, faça a hidratação e a restauração, conforme recomenda o cronograma capilar. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre beleza.

 

Top