Uma taça de vinho por dia diminui o risco de doença nos rins

São muitos os benefícios do vinho para o nosso coração que já conhecemos amplamente. Mas  cientistas da Universidade do Colorado Denver dizem ter descoberto…

Por Élida Santos em 05/05/2014

São muitos os benefícios do vinho para o nosso coração que já conhecemos amplamente. Mas  cientistas da Universidade do Colorado Denver dizem ter descoberto mais uma coisa boa sobre vinhos. Eles acreditam que a bebida, se consumida moderadamente, também ajuda a proteger a saúde dos rins. De acordo com o estudo as pessoas que bebem menos do que uma taça por dia têm o risco de desenvolver doença renal crônica diminuído em 37% quando comparadas com as pessoas que não bebem vinho. O levantamento foi apresentado no Congresso da Fundação Nacional dos Rins dos Estados Unidos, em Las Vegas, na semana passada.

Beber vinho faz bem (Foto: Divulgação)

Leia mais sobre: Benefícios do vinho para a saúde: mitos e verdades

Quem bebe vinho diariamente pode estar livre de problemas cardíacos

O estudo apontou também que pacientes que já sofrem de problemas renais tornam-se 29% menos propensos a terem doenças cardíacas se ingerirem uma pequena quantidade de vinho todos os dias. Para chegar a essa conclusão alguns pesquisadores examinaram 5.852 voluntários, sendo que 1.031 tinham doença renal crônica. Porém, a ligação exata do vinho com uma melhora na saúde dos rins não ficou totalmente clara.

Consumo moderado de álcool reduz proteína da urina

De acordo com o ponto de vista dos pesquisador Tapan Mehta, que liderou o estudo, a associação entre bebidas de álcool e a melhora na saúde pode se explicar pelo fato de o consumo moderado de álcool diminuir os níveis de proteínas apresentados na nossa urina, enquanto pessoas que apresentam problemas nos rins tendem a apresentar altas taxas desses compostos na urina.

beba vinho com moderação para ver os benefícios (Foto: Divulgação)

Saiba mais sobre: Benefícios do vinho para a saúde

Vinho tinto é melhor para rins do que vinho branco

Pesquisadores suspeita ainda que o vinho tinto é mais benéfico para os rins do que o vinho branco. A procianidina, que é o composto que dá cor ao vinho é um poderoso antioxidante e está mais ativa e em maior quantidade no tinto. Porém, os bons índices funcionam somente para ingestão moderada de bebida.

Top