Uma em cada dez pessoas apresenta risco de diabetes

Uma em cada dez pessoas apresenta risco de diabetes

De acordo com pesquisas, 60% da população não sabe que está em situação de risco e que pode desenvolver o diabetes em alguma fase…

Por Editorial MDT em 23/05/2013

De acordo com pesquisas, 60% da população não sabe que está em situação de risco e que pode desenvolver o diabetes em alguma fase da vida. A doença pode acometer indivíduos de todas as idades, sendo mais comum na fase adulta. Saiba mais sobre o assunto.

O diabetes é uma doença que acomete pessoas de todas as idades. (Foto: divulgação)

Diabetes

O Diabetes Mellitus é uma doença do metabolismo da glicose causada pela falta ou má absorção da insulina, hormônio produzido no pâncreas, que tem como função quebrar a glicose e transforma-la em energia para as células. A ausência total ou parcial desse hormônio interfere não só na queima de açúcar como na transformação de outras substancias. Não se trata apenas de uma única doença, mas em de um conjunto de doenças com característica em comum, o aumento da concentração de glicose.

Veja também diabetes gestacional, o que é e como tratar 

Uma em cada dez pessoas apresenta risco para diabetes

Aproximadamente 10% da população brasileira apresenta risco de desenvolver diabetes tipo II, mas 60% da população não tem consciência disso. Os dados foram obtidos através de uma pesquisa feita pelo Instituto Ipsos e uma indústria farmacêutica, onde foram entrevistadas 1103 pessoas em várias regiões do país, com idade entre 16 e 70 anos, de várias classes sociais.

O diabetes tipo II acontece quando a insulina produzida pelas células pancreáticas não é suficiente ou simplesmente não consegue agir de forma adequada. Dessa forma, o órgão começa a produzir pouca insulina para as necessidades do organismo. Os principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença incluem sedentarismo, obesidade, hereditariedade e alimentação inadequada. O diabetes é uma doença que está expandindo no mundo todo. Atualmente, existem 13,5 milhões de brasileiros portadores dessa doença e 80% dos diabéticos tipo II estão acima do peso.

Uma a cada 10 pessoas pode sofrer diabetes. (Foto: divulgação)

Perigos do diabetes

A pesquisa mostrou que 70% dos entrevistados tem consciência de que a doença é grave, porém, não se dão conta de que devem mudar alguns hábitos que são prejudiciais para o organismo, com a finalidade de prevenir a doença no futuro. Observou-se, também, que as pessoas são informadas sobre o assunto, mais não sabem como organizar essas informações. Elas procuram o médico, fazem exames, mas não conseguem adotar um estilo de vida saudável, já que é difícil mudar alguns comportamentos. Outro dado que preocupa muito é que apenas 35% da população relata praticar atividade física de forma regular.

A obesidade é um fator de risco para o diabetes. (Foto: divulgação)

Veja também plantas que combatem o diabetes 

Várias doenças aparecem associadas ao diabetes, como obesidade, hipertensão, câncer e doenças cardiovasculares. Para diminuir esse número e evitar as mortes futuras, a prevenção ainda é a melhor alternativa. Cuide da sua saúde prevenindo o diabetes. Após as informações, procure seu médico para sanar as demais dúvidas.

Top