Último eclipse total de 2012: fotos

Isabella Moretti 14/11/2012 Fotos & Vídeos

O último eclipse total de 2012 pôde ser assistido com perfeição no Nordeste da Austrália no começo da manhã desta quarta-feira (14). No Brasil, o fenômeno aconteceu no início da noite de terça-feira (13), considerando o horário local.

A lua cobriu o sol da Austrália por alguns minutos. (Foto:Divulgação)

O eclipse total do sol na Austrália

Muitos turistas, cientistas e astrônomos amadores decidiram viajar para a Austrália para conferir de perto o eclipse. Quem teve a oportunidade de assistir ao espetáculo da natureza viu o sol totalmente coberto pela lua durante alguns minutos.

A única região do planeta onde as pessoas conseguiram acompanhar cada movimento do eclipse total foi o norte do território australiano. Em outras áreas do mundo, como o Leste da Austrália, Polinésia, Nova Zelândia, Indonésia e o extremo sul da Argentina e do Chile o fenômeno aconteceu de forma parcial.

Muitas pessoas acompanharam o espetáculo celestial da natureza nas praias australianas. (Foto:Divulgação)

Há uma estimativa de que 60 mil pessoas viajaram até o estado de Queensland, na Austrália, para assistir os preciosos minutos de eclipse total do sol. Os espectadores tiraram várias fotos e usaram óculos especiais para assistir ao fenômeno com mais nitidez.

O céu nublado atrapalhou um pouco a visão do eclipse total na Austrália, mas todos puderam perceber a lua passando em frente ao sol. Este espetáculo foi assistido a partir do Parque Nacional de Garig Gunak Barlu e se deslocou até o Golfo de Carpentária.

Foi a primeira vez que um eclipse total aconteceu sobre a Grande Barreira de Corais nos últimos 1300 anos. Muitos dos cientistas que acompanharam o fenômeno das praias australianas queriam verificar como os animais responderiam a escuridão repentina, por isso chegaram a usar câmeras submarinas.

Muitas pessoas resolveram viajar para o estado de Queensland por causa do fenômeno, sendo que algumas chegaram a realizar reservas com três anos de antecedência para conseguir presenciar o eclipse.

Saiba mais: Eclipse Lunar Fotos e Videos 2011

Sobre o eclipse total do sol

O próximo eclipse total do sol só vai acontecer em 2019. (Foto:Divulgação)

O eclipse total do sol, que dominou o céu da Austrália no começo da manhã de quarta-feira, acontece quando a lua cobre totalmente o sol. Este fenômeno é diferente do eclipse solar anelar, no qual a lua não cobre todo o sol, mas sim se afasta e cria uma espécie de ‘anel de fogo’.

As culturas costumam elaborar diferentes interpretações para o eclipse. Alguns povos ancestrais, por exemplo, acreditavam que o fenômeno era um sinal de mau agouro, de que algo muito ruim estava por vir. No entanto, o tempo passou e o eclipse se transformou mesmo em um espetáculo da natureza.

O próximo eclipse total do sol acontecerá somente em 2019. No entanto, este fenômeno só poderá ser visto no céu brasileiro em 2045.

Veja ainda: Saiba mais sobre a superlua

Fotos do eclipse total de 2012

Veja fotos do eclipse total 2012:

Outros artigos

Pindamonhangaba cursos gratuitos 2016

28/10/2015

Pindamonhangaba cursos gratuitos 2016

Conheça as vagas em Pindamonhangaba cursos gratuitos 2016. Os telecentros da cidade paulista estão recebendo inscrições para qualificações nas áreas de informática, ...

Corsa 2010 com motor 1.4

15/05/2009

Corsa 2010 com motor 1.4

A GM ainda não anunciou oficialmente o Corsa 2010, porém no site da Chevrolet ele já está disponível para compra, apenas com as opções e preços da linha 2010. Serão ...