Último eclipse solar do ano acontece domingo

O último eclipse solar deste ano deverá acontecer no próximo domingo, de manhã, mas não vai dar para assistir de todo o Brasil. O eclipse poderá ser visto em alguns estados do Norte e Nordeste, onde será somente parcial — quando o Sol não é encoberto completamente.

Eclipse solar (Foto: Divulgação)

O eclipse solar acontece quando a Lua se alinha com a Terra e o Sol, fazendo com que a luz da estrela não atinja o planeta. O evento que vai acontecer neste domingo, 3 de novembro, será um eclipse híbrido, um tipo raro em que sua intensidade varia ao longo do percurso. Por conta da curvatura da Terra, muitas regiões do planeta estão mais próximas da Lua. Nesses locais, o eclipse vai ser total, e o satélite vai encobrir totalmente o Sol.

Eclipse pode não cobrir toda lua

Em locais que ficam longe do astro, o tamanho da Lua no céu é menor, e não consegue encobrir totalmente o Sol. Assim, essa luz deve escapar ao redor do satélite, formando uma espécie de anele forma o chamado eclipse anular.

Algumas cidades do Brasil conseguirão ver o eclipse (Foto: Divulgação)

América do Sul fora do caminho do eclipse

Na América do Sul, porém, não vai estar no caminho do eclipse híbrido. A Lua só entrará totalmente na frente do Sol que vai do meio do Oceano Atlântico, perto do sudeste dos Estados Unidos, e se estende até alguns países africanos, como Congo, Gabão, Uganda e Etiópia.

Aqui no Brasil, o quem quer ver o eclipse só poderá fazer isso em sua forma parcial, na qual a Lua somente tangencia o Sol, sem nunca entrar completamente debaixo de sua circunferência. Aqui na terra do futebol o fenômeno só será visível em todos os estados da região Nordeste e alguns do Norte (Amapá, Pará, Roraima, e algumas regiões do Amazonas e do Tocantins), entre as 9 e as 11 horas da manhã, no horário de Brasília.

Reply