UFRJ adotará pesos diferentes em provas do Enem para seleção dos alunos

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) informou que adotará um esquema diferente para classificar os alunos que desejam conquistar uma bolsa na…

Por Redacao em 10/10/2011

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) informou que adotará um esquema diferente para classificar os alunos que desejam conquistar uma bolsa na universidade. De acordo com o novo processo, cada prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2011 terá pesos diferentes para cada curso ou área.

A redação é a única prova que terá o mesmo peso para todos os candidatos, que será de 3, na qual cada candidato teve tirar no mínimo 300 pontos para não ser eliminados da seleção. Quem zerar alguma das provas também é desclassificado.

Os alunos então precisam ficar atentos com este sistema de classificação, já que escolhido o curso desejado, o estudante deve estar ciente que alguns exames valerão mais que outros, então o estudo sobre essas matérias devem ser mais aprofundados.

O coordenador de vestibular da entidade, Luiz Otávio Langlois, informou que tal decisão foi tomada em conjunto pelo Conselho de Ensino e Graduação (CEG) e as respectivas unidades.

Veja um esquema com alguns exemplos da divisão em pesos:

Prova de Matemática com peso 3:
Ciência da Computação, Ciências Atuariais, Engenharias, Estatística, Matemática e Química Industrial.

Prova de Matemática com peso 4:
Ciências Econômicas, Geologia e Meteorologia.

Prova de Ciências da Natureza com peso 3:
Geologia.

Prova de Ciências da Natureza com peso 4:
Engenharias e Química Industrial.

Prova de Ciências Humanas e Linguagens com peso 2:
Todos os cursos na área de Humanas.

Para verificar a relação completa de pesos você deve acessar o documento ‘Edital Concurso de Acesso 2012’, disponível aqui. A tabela com a indicação de pesos de para cada curso está no Anexo IV, na página 19 do edital.

Top