Ubuntu para smartphones: saiba mais

Os sistemas operacionais Android, iOS (Apple) e Windows Phone, desenvolvidos para rodar exclusivamente em dispositivos móveis, vão ganhar um novo concorrente em breve, que…

Por Andre em 03/01/2013

Os sistemas operacionais Android, iOS (Apple) e Windows Phone, desenvolvidos para rodar exclusivamente em dispositivos móveis, vão ganhar um novo concorrente em breve, que deverá estar disponível entre o final de 2013 e o início de 2014.

O Ubuntu para smartphones deverá estar disponível entre o final de 2013 e o início de 2014 (Foto: Divulgação)

Trata-se do Ubuntu para smartphones, sistema operacional de código aberto desenvolvido pela Canonical, que será uma nova opção para quem possui um celular e deseja ter uma alternativa aos programas que estão presentes na maioria dos aparelhos atualmente.

A empresa, que já produz o Ubuntu para computadores desde 2004, desenvolveu a versão móvel do sistema operacional com base nos mesmos drivers e kernels do Android. Ele suportará os processadores com arquiteturas x86 (Intel) e ARM, tendo como requisitos mínimos os smartphones com chip de 1 GHz, memória RAM de pelo menos 512 MB e tela com função multi-toque.

Conheça: Ubuntu – sistema operacional gratuito

Menor gasto de energia

De acordo com a Canonical, o novo sistema operacional móvel proporcionará menores gastos de energia (Foto: Divulgação)

De acordo com a Canonical, uma das principais novidades do Ubuntu para smartphones é que ele proporcionará um menor gasto de energia aos celulares, algo bastante valioso na atualidade, já que os aparelhos mais modernos gastam bastante energia, oferecendo pouca autonomia.

Isso será possível devido ao fato de o sistema não utilizar o Java Virtual Machine, ao contrário do Android, que necessita do JVM para funcionar.

Smartphone transformado em PC

Conectado a um monitor e a um teclado, o smartphone com Ubuntu irá se transformar em um computador (Foto: Divulgação)

Os smartphones que rodarem a versão móvel do Ubuntu também contarão com um interessante recurso, chamado “desktop convergence”, através do qual poderão se transformar em um PC, caso sejam conectados a um monitor, teclado e a um mouse, possibilitando ao usuário ter acesso à versão do Ubuntu para PC. Muito prático, não é mesmo?

Versão para PC: Experimente o Ubuntu sem precisar instalar nada

Outras características do Ubuntu para smartphones

Um grande catálogo de apps já está confirmado (Foto: Divulgação)

O novo Ubuntu para smartphones trará ainda diversas outras funções, como comando de voz para a realização de pesquisas na internet; alternância entre aplicativos com um simples toque nos cantos da tela; tela inicial mais dinâmica, mostrando os conteúdos mais usados pelo usuário; e uma grande quantidade de aplicativos.

Novos detalhes sobre o Ubuntu para smartphones serão revelados na CES 2013 (Foto: Divulgação)

Ainda não se sabe quais os modelos de smartphones que irão suportar o novo sistema operacional (até o momento somente o Galaxy Nexus roda a plataforma), que está em fase final de testes e terá maiores detalhes revelados durante a CES 2013, uma das maiores feiras de eletrônicos do mundo, que acontecerá entre os dias 8 e 11 de janeiro em Las Vegas (EUA).

Top