Tuvalu – Uma ilha escondida na Oceania

Localizado ao sul da Oceania, Tuvalu é um estado da Polinésia formado por um grupo de nove ilhas em forma de anéis (chamadas de…

Localizado ao sul da Oceania, Tuvalu é um estado da Polinésia formado por um grupo de nove ilhas em forma de anéis (chamadas de atóis). Oficialmente a capital é Funafuti, mas a maior ilha é Fongafale.

O nome Tuvalu significa “grupo de oito” na língua tuvaluana e simboliza as oito ilhas que atualmente são habitadas.

Beleza e tranquilidade

Com praias de águas calmas e azuis, que lembram uma imensa piscina, Tuvalu é afastado e tranquilo. As praias de areia branca finíssima, com suas palmeiras são uma visão paradisíaca. Dentro da ilha há apenas um hotel de nome Vaiaku Lagi, que cobra a partir de U$ 100 para se hospedar.

Há também a possibilidade de se hospedar na casa de algum morador da ilha e, além de ser mais em conta, você também pode conhecer mais sobre a rotina do lugar. Outra maravilhosa visão é o mergulho, que você pode alugar e assim conhecer as belezas oceânicas do local.

Atrações da ilha

Apesar de não existirem museus no país, a ilha tem como atrativo principal suas praias, pois muito da arte e cultura dos ancestrais tuvaluenses pode ser encontrada ali. Se você quer passear nas outras ilhas, um navio cargueiro faz o trajeto a cada três ou quatro semanas e pode dar uma carona aos aventureiros.

Tuvalu possui três parques, que tem como intuito preservar as pequenas zonas florestadas do país. Todo o lixo reciclável é colocado em um sítio determinado, para serem retirados e não sujarem as ilhas.

Ameaça de desaparecimento

O pequeno território do país corre o risco de ser submerso pelas águas oceânicas devido ao aquecimento global. Vários ambientalistas já divulgaram o risco das consequências das emissões dos gases poluentes, pois grande parte das ilhas de Tuvalu não passam de 7 metros de altura e seriam as primeiras a desaparecer. Apesar de estar sob risco, Tuvalu é o país que menos polui.

Comunicação e transporte

Em Tuvalu não há estações de TV. As notícias chegam através de um jornal quinzenal, ou através de estações de rádio do governo.

As ilhas são compridas e estreitas, e a maioria do transporte terrestre é feita através de motos e bicicletas. Também tem o transporte marítimo pelos barcos.

Top