Turismo gastronômico no Brasil: sugestões de viagem

Viajar por lazer faz os turistas conhecerem lugares novos e viverem experiências diferentes, mas outro atrativo vem crescendo: o turismo gastronômico, além de ver…

Viajar por lazer faz os turistas conhecerem lugares novos e viverem experiências diferentes, mas outro atrativo vem crescendo: o turismo gastronômico, além de ver paisagens novas, os viajantes podem conhecer sabores diversos, experimentar e comprar temperos que não encontram em suas cidades. Mas o que é interessante provar e em quais locais do país? Sugerimos alguns lugares interessantes para quem está pensando em fazer turismo gastronômico ou mesmo quem gosta de comer bem e com qualidade.

Nordeste

Quem está com destino traçado para o Nordeste do Brasil vai encontrar um povo que gosta de mesa farta e tem culinária diversificada. Pratos inusitados como o acarajé e o vatapá podem ser encontrados em qualquer um dos estados da região Nordeste, mas são iguarias apimentadas típicas da Bahia.

Norte

O turista vai encontrar uma grande variedade de peixes e frutos do mar quando for se alimentar na região Norte do país. O diferencial é que para acompanhar o peixe há opções de mandioca e aipim. E para sobremesa os sabores de sorvetes são inusitados: açaí, bacuri, castanha-do-pará e cupuaçu. Antes de ir embora prove a típica tapioca da região, no formato original (ver foto) ou em forma de sorvete!

Sudeste

Os aventureiros gastronômicos da região Sudeste vão encontrar pratos como feijoada, o virado paulista e como aperitivo um café que só existe lá!

Minas Gerais

Pensar em visitar Minas é sentir o cheiro do pão de queijo quentinho ou encher a boca de água com o doce de leite, o estado mineiro é famoso por gostar de colocar uma mesa recheada e pela produção de várias marcas de cachaça que são feitas artesanalmente. Não estranhe se o seu jantar for parecido com o prato do almoço, os mineiros costumam comer as duas refeições com os mesmos pratos (arroz, feijão e carne).

Rio de Janeiro – Bacalhau Mosteiro

No centro do Rio, ao lado da Praça Mauá há um mosteiro, o Bacalhau Mosteiro é um tradicional restaurante carioca que tem como especialidade a cozinha portuguesa. Confira todo o cardápio pelo site www.mosteirorestaurante.com.br.

Sul

Churrasco tem que ser gaúcho! Famosos pelo preparo da melhor carne de churrasco, os gaúchos sofreram muita influência europeia em sua gastronomia, por isso, durante a sua viagem aproveite o clima frio e experimente um chimarrão! Há cidades gaúchas que oferecem queijos e vinhos produzidos na região como degustação, vale a pena!

Mais gastronomia

No cinema o turismo gastronômico pode ser visto no filme Comer, Rezar e Amar (que também tem uma versão publicada em livro. Uma inspiração para quem ainda não saiu de casa. Assista o trailer, clique aqui. 

Top