Turismo em São Paulo com o TurisMetrô

O TurisMetrô é uma iniciativa do SPTuris para estimular o turismo em São Paulo. O programa permite conhecer os principais pontos turísticos da capital…

O TurisMetrô é uma iniciativa do SPTuris para estimular o turismo em São Paulo. O programa permite conhecer os principais pontos turísticos da capital paulista, sem que isto signifique gastar muito dinheiro com transporte.

Como funciona o TurisMetrô?

O TurisMetrô começou em 2006, com o objetivo de combinar metrô e turismo em São Paulo. O serviço oferecia seis roteiros diferentes aos finais de semana, que contavam com guias bilíngues para mostrar os principais cartões postais da cidade ao público.

Para desfrutar do TurisMetrô, os participantes não precisavam arcar com custos adicionais. Ou seja, bastava pagar o valor de um ou dois bilhetes do transporte público e aproveitar a programação do dia. Todas as saídas partiam da Estação Sé.

No Turismo na Liberdade, os participantes faziam um verdadeiro tour pelo bairro japonês e visitavam os principais lugares, como o Templo Sukyo, o Templo Busshinji, o Templo Maçônico e o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil.

Os paulistanos e visitantes também podiam escolher o Turismo na Luz, um passeio capaz de recontar o passado da capital através da Estação da Luz e da Pinacoteca do Estado.

Outro roteiro inesquecível trabalhado pelo TurisMetrô foi o turismo na Paulista. O passeio permitia conhecer os pontos mais importantes da principal avenida de São Paulo e os ícones da arquitetura.

Enquanto esteve funcionando, o TurisMetrô realizou tours pela Sé, incluindo no roteiro lugares como o Largo de São Bento e o Mosteiro com mais de 400 anos. Outra possibilidade para explorar a capital era o Roteiro República, no qual as pessoas tinham a chance de conhecer a Avenida Ipiranga, Avenida São João, o Vale do Anhangabaú, o Teatro Municipal e a Praça da República.

O TurisMetrô também criou um passeio em homenagem a Oscar Niemeyer. O tour permitia conhecer as principais obras do arquiteto na cidade de São Paulo, ou seja, as principais construções que marcaram a Arquitetura Modernista Paulistana.

Continuar Lendo  Pacotes de viagem Fernando de Noronha CVC 2012-2013

TurisMetrô desativado

Depois de quase sete anos de sucesso, o TurisMetrô foi desativado. O contrato de operação venceu em maio de 2013 e não foi renovado pela Prefeitura de São Paulo.

Por mês, cerca de 700 pessoas usavam o TurisMetrô para conhecer os principais lugares turísticos da metrópole. No total, o programa atendeu 42 mil pessoas.

De acordo com um comunicado publicado pela SPTuris,  o contrato para restabelecer o TurisMetrô será realizado em breve, depois do projeto receber alguns ajustes. Em 2012, o investimento para o programa de passeios guiados em São Paulo foi de R$ 376.565,40.

Top