Turismo em Rondônia – Dicas, onde ir

Rondônia é um dos Estados mais belos do Brasil, e sua capital, Porto Velho está repleta de riqueza histórica e belezas naturais. A cidade…

Por Editorial MDT em 18/06/2012

Rondônia é um dos Estados mais belos do Brasil, e sua capital, Porto Velho está repleta de riqueza histórica e belezas naturais. A cidade é uma das mais antigas do País, e por isso abriga grandes museus e prédios que dizem muito sobre a história do Brasil, além de suas paisagens incríveis e passeios deliciosas. Confira algumas opções de turismo em Rondônia:

Estrada de Ferro Madeira-Mamoré/ Museu Ferroviário

Uma das principais atrações de Porto Velho, em Rondônia é a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, que surgiu no começo do século 20, como uma via de escoamento da borracha era produzida na região e enviada para todo o território nacional. Apesar de estar desativada, a estrada de ferro está preservada e guarda todas as sua memórias em um Museu Ferroviário instalado as margens do Rio Madeira.

No museu é possível conhecer muitos livros e documentos da época, tornos, máquinas e móveis antigos, além de diversas fotografias e até mesmo uma locomotiva que era usada em 1800.

Museu Ferroviário
Porto Velho, Praça Madeira-Mamoré
Tel: 3221-8966

Veja também:Viage romântica para Serra Gaúcha

Passeio de barco no Rio Madeira

Aqueles que acreditam que Porto Velho só tem atrações calmas estão muito enganados, pois um dos passeios mais procurados no município é o passeio de barco pelo rio Madeira. O tour pelo rio dura em torno de 45 minutos e é uma verdadeira aventura radical que termina nas corredeiras de Santo Antônio, um dos cartões-postais de Porto Velho.

Os passeios mais indicados são os que ocorrem no final da tarde, quando é possível aproveitar toda a natureza e ainda curtir um belíssimo pôr do sol , que muitas vezes pode vir acompanhados dos encantadores botos cor-de-rosa. Para finalizar o dia, ainda é possível curtir a vida noturna de Porto Velho, principalmente na “Calçada da Fama”, um local repleto de bares e excelentes boates.

Passeio de barco pelo rio Madeira
Saída a partir da Praça Madeira-Mamoré

Parque Natural Municipal de Porto Velho

O Parque Natural Municipal de Porto Velho, também conhecido como Parque Ecológico, é uma área com mais de 2 mil hectares de área preservada, que conta com árvores gigantescas que passam dos 35 metros de altura, além de muitas palmeiras, mata silvestre e fauna totalmente preservada, com aves como tucanos, araras, inhambus, além de morcegos, roedores e outros animais de pequeno porte.

O parque ainda realiza atividades de educação ambiental e fica aberto para visitação pública de quinta a domingo, sempre das 9h às 17h. No local é possível praticar ecoturismo, fazer trilhas em meios as belezas silvestres, conhecer cascatas, visitar o Jardim Zoológico, entre outros.

Parque Natural de Porto Velho
Porto Velho – Av. Rio Madeira, s/n

Conheça mais roteiros turísticos na sessão de turismo do Mundo das Tribos.

Top