Turismo em Pedra do Baú SP

Também conhecido como Complexo do Baú, esse é um importante conjunto de rochas gnaissicas do estado de São Paulo, que fica localizado em São…

Por Editorial MDT em 29/10/2013

Também conhecido como Complexo do Baú, esse é um importante conjunto de rochas gnaissicas do estado de São Paulo, que fica localizado em São Bento do Sapucaí, próximo a Campos do Jordão. Formado pelo Bauzinho, Pedra do Baú e Ana Chata, o ponto mais alto é a Pedra do Baú, com 1950 metros de altitude e paredes de aproximadamente 400 metros. Esse é o roteiro ideal para quem é amante de aventuras e adora estar em contato com a natureza. O local é famoso por suas rotas de escalada esportiva e também de longa duração. Saiba mais sobre o turismo em Pedra do Baú.

Um pouco de história

Escalada pela primeira vez em 1940 pelos irmãos Antônio e João Teixeira de Souza, mais conhecidos como Irmãos Cortez, o ponto turistico teve suas duas primeiras vias de acesso construídas em 1942, patrocinadas pelo empresário Luís Dumont Vilares. Depois de mais algum tempo, no topo da pedra foi construído o primeiro abrigo de montanha do Brasil. Infelizmente o abrigo já não existe mais, devido atos de vandalismo seguidos ao longo dos anos, mas ainda hoje é possível ver suas fundações.

Atualmente as pedras são ponto turístico obrigatório para quem curte escaladas, e recebem um grande número de visitas anualmente, que vão desde escaladores profissionais a amadores. Uma dica é aproveitar pra visitar a região entre os meses de maio e setembro, quando o clima oferece as melhores condições para a enfrentar a parede de rochas por uma infinidade de vias.

Turismo da região

Quem não se contenta em apenas observar a paisagem e a belíssima formação rochosa pode encarar trekking até o cume. Uma boa dica é aproveitar para contratar um guia, dando preferência aos que oferecem equipamentos de segurança, uma vez que pode haver chuva e neblina. A única pedra que não requer monitoria é o Bauzinho, a menor das três.

O passeio é oferecido por dois grupos de guias, o Corpo de Guias (12 9602-6658), que se localiza no Pesca na Montanha e cobra em torno de R$60,00 o passeio, que conta com descida de rapel da pedra Ana Chata, e o grupo Pedra do Baú Ecoturismo (12 9703-9512), que pode ser encontrado ao pé da pedra e cobra em torno de R$60,00 por cada atividade.

Aceso ao local

O acesso não é muito complicado é pode ser feito tanto pela Estrada do Paio Grande (em direção a Campos do Jordão) como também por São Bento do Sapucaí. Praticamente todo trajeto é pavimentado, o que facilita muito a vida dos turistas, com exceção dos últimos quilômetros, que são de estrada de terra. As pedras ficam localizadas a apenas 10 quilômetros do centro de São Bento do Sapucaí.

Uma ótima opção para quem gosta de esportes radicais e ama estar em contato com a natureza é o passeio turístico em Pedra do Baú, localizada em São Bento do Sapucaí e próximo a Campos do Jordão.

Top