Turismo em Gravatá Pernambuco

Gravatá é uma cidade de Pernambuco e embora esteja localizada no Nordeste do Brasil, tem um clima de temperaturas mais baixas do que outras…

Gravatá é uma cidade de Pernambuco e embora esteja localizada no Nordeste do Brasil, tem um clima de temperaturas mais baixas do que outras cidades nordestinas.  É ideal para quem quer fugir do calor e se refugiar em um lugar onde o sol não espanta, pelas altas temperaturas, mas atrai pelo cenário perfeito que gera quando vai embora: o pôr do sol.

Com muitos atrativos para o turista, rede hoteleira e restaurantes preparados para receber quem chega de fora, subir a Serra das Russas, em direção à Gravatá, vai render muita aventura, cultura, descanso e lazer para todo os tipos de pessoas.

O que visitar em Gravatá

Os pontos turísticos da cidade são: Alto do Cruzeiro, onde fica a Capela do Cristo Rei, construída em 1945; o Palácio Joaquim Didier; a Igreja Matriz de Sant’Ana, construída no estilo neoclássico; o Pólo Moveleiro, com comércio de produtos; a Estação do Artesão; o Memorial de Gravatá, um verdadeiro museu e a Feira Livre, com venda de frutas e verduras vendidas nas quartas e sábados.

Em Gravatá, o turista ainda encontra: chácaras com chalés em estilo alpino, jardins cheios de cores, haras com cavalos de raça, muitas vaquejadas e shows artísticos. Os amantes da natureza precisam incluir no roteiro uma visita até as Cachoeiras do Doé e da Palmeira (balneáveis). Também vale passar na Pedra Branca, utilizada para a prática de alpinismo; no Centro Ambiental Pedra do Tao;  no sítio de Dona Nadir, com furna e balneário e no sítio Brejo Velho, onde se encontra uma unidade demonstrativa do morango.

Uma dica para quem gosta de animais é visitar, em Gravatá, o Rebanho Caroatá (foto acima), cenário bucólico e lindo!

Melhor época do ano para visitar Gravatá

Tem festa sempre em Gravatá, pois a cidade está listada na “Rota do Forró”, um projeto que está incluindo atividades culturais em municípios próximos de Recife, capital pernambucana. Porém, se puder escolher, a melhor época para estar em Gravatá, escolha o período da Semana Santa, pois a cidade fica agitada com o evento Karawatá de Motocross e um circuito pernambucano de vaquejada.

No meio do ano, em Julho, mês de férias escolares, os hotéis ficam cheios de turistas que escolhem Gravatá como destino, para conhecer a Serra das Russas, com belos mirantes. Se suas férias forem em Novembro, você vai estar na cidade na época de uma festa bem tradicional, a Festa do Morango.

Top