Turismo em Cruzeiro SP

Cruzeiro é uma cidade do estado de São Paulo, a 220 quilômetros da capital é localizada no Vale Paraíba. Com uma população de quase…

Cruzeiro é uma cidade do estado de São Paulo, a 220 quilômetros da capital é localizada no Vale Paraíba. Com uma população de quase 80 mil habitantes a cidade, apesar de não ser muito grande, é muito hospitaleira e possui diversos pontos turísticos. A variedade do turismo em Cruzeiro se dá em 4 divisões: turismo religioso, cultural, histórico e ecológico. Conheça os principais lugares de destaque que podem ser visitados pelos turistas:

Museu Major Novaes: o acervo conta com móveis coloniais, cristaleiras procedentes da Itália e documentos históricos, como por exemplo, as antigas cartas trocas pela Família Imperial. Este é um dos principais núcleos da cidade e seu nome vem em decorrência do Major Novaes que era um grande compadre de Dom Pedro II.

Belvedere “A Santa”: local presente na Serra da Mantiqueira que possui uma vista exuberante para serra, com uma paisagem bem natural. O nome se dá graças à presença de um altar com a imagem da Nossa Senhora Aparecida. Cerca de 200 metros do local está situado o famoso túnel ferroviário palco da revolução Constitucionalista de 1932.

Pico de Itaquaré: para aqueles que adoram praticar montanhismo este é o mais indicado da região. O topo com 2.308 metros de altitude oferece uma vista incrível ao Vale do Paraíba.

Mirante do Santo Cruzeiro: localizado na Praça João XXIII no bairro Jardim América. É um símbolo da Fé e da Cristandade oferecido a população cruzeirense. O atrativo fica localizado bem na entrada da cidade. A cruz é feita de concreto e é revestida por chapas de ferro. Próximo ao local é possível encontrar hotéis, restaurantes, lanchonetes, bosque, praças, quiosques e até lojas de artigos religiosos (que ficam dentro da Igreja).

Casa de Nazaré: o atrativo foi construído em 1881 para servir de residência aos engenheiros ingleses que foram responsáveis pela construção da ferrovia Minas-Rio. A residência também serviu de hospedagem para Dom Pedro II, que dormiu por duas noites na mesma. Foi a segunda maior residência construída na cidade, perdendo apenas para Fazendo Boa Vista.

Bosque Municipal: no centro do município, o bosque possui 4,5 e remanescentes da Mata Atlântica. É possível encontrar no local opções de lazer como parque infantil, lago, pedalinhos, área de alimentação e quartel da polícia ambiental.

Garganta do Embaú: passagem natural localizada na Serra da Mantiqueira utilizada pelos bandeirantes no período do Ciclo do Ouro. Como é o trecho mais baixo da serra era considerado um o local estratégico e facilitador de travessia.

Cachoeira das Três Quedas: a cachoeira que possui três quedas, variando entre 10 a 20 metros cada. Para chegar ao atrativo você deverá passar por trilhas, fazendo com que você conheça melhor toda a região.

Centro Cultural Rotunda: o prédio que possui forma circular possui capacidade para abrigar até 15 locomotivas. Conta também com exposições fotográficas, réplicas de locomotivas e a Biblioteca Municipal Profª Marlene Sampaio Pinto.

Verifique estas e outras atrações da cidade acessando o site da prefeitura municipal em http://www.cruzeiro.sp.gov.br/.

Top