Turismo de Saúde

O turismo no Brasil, a exemplo do restante do mundo, se divide em diversos segmentos, tendo como objetivo melhor atender aos interesses e as…

Por Redacao em 13/03/2011

O turismo no Brasil, a exemplo do restante do mundo, se divide em diversos segmentos, tendo como objetivo melhor atender aos interesses e as expectativas dos próprios turistas. Assim temos inúmeros segmentos, de acordo com essas expectativas e com os produtos e serviços ofertados, temos o turismo de pesca, o ecoturismo, turismo religioso, turismo gay, turismo da terceira idade, turismo de compras, etc.

Quando segmentos esses setores podem atender com muito mais qualidade as expectativas dos usuários, e a segmentação se dá de acordo com as características de cada destino turístico. Nesse sentido Porto Alegre e Pernambuco estão investindo no turismo de saúde e apresentaram ao Ministério do Turismo as suas experiências de gestão pública para a estruturação do turismo de saúde em seus respectivos estados.

Porto Alegre é muito próximo do MERCOSUL e isso foi motivo para que se formasse um centro de especialidade cujo objetivo é atrair turistas de países vizinhos. Porto Alegre possui características que colabora para o fortalecimento de sua competitividade junto ao mercado internacional deste segmento.

Em relação ao pólo médico de Pernambuco pode-se notar as melhorias e a prova disso, foi que vários empreendimentos passaram a levar em conta o fato de que o mercado internacional precisa também participar na movimentação desse segmento, dessa forma as possibilidades de avanços na complementação do turismo de saúde no estado vão aumentando cada vez mais, sendo possível oferecer um atendimento de qualidade aos turistas que precisam do mesmo.

Para se ter uma idéia, no ano passado mais de 7% dos turistas precisou procurar o estado por motivos de saúde. Isso mostra a importância de se investir em turismo de saúde e foi por isso que as autoridades e outras pessoas da área se deram conta que a oferta precisava ser mais bem estruturada e assim foram em busca de mais conhecimento neste segmento para poder melhorar essa oferta.

Equipes de Pernambuco foram para Califórnia e para o Texas nos Estados Unidos e a finalidade desta viagem foi observar boas práticas no segmento de atendimento de saúde a turistas de diversos países. Em nosso país, o Brasil, essa viagem técnica ocorreu nos hospitais Albert Einstein e Hospital do Coração (HCOR) e as mesmas serviram para conferir de perto como o estado de São Paulo faz para promover e trabalhar esse segmento.

Top