Tumblr cresce quase 700% no Brasil e ganha gerencia local

O Tumblr é o mais novo fenômeno entre os jovens internautas, segundo um levantamento realizado pela própria empresa. Na America do Norte, as visitas…

Por Editorial MDT em 16/02/2012

Imagem: (Foto Divulgação)

O Tumblr é o mais novo fenômeno entre os jovens internautas, segundo um levantamento realizado pela própria empresa. Na America do Norte, as visitas ao site cresceram 280%. No Brasil o aumento foi de 680%. Com esse rápido desenvolvimento, o Brasil tornou-se a segunda nação que mais visita o site, somando 44 milhões de blog publicados em todo o mundo.

Formado em 2007 por David Karp, o Tumblr pode ser apresentado como um site de miniblogs. Sua especialidade é a exposição de vídeos, imagens e pequenos textos. A companhia que possui sede em Nova York, conta, atualmente, com uma diretora em terras brasileiras, Gina Gotthilf, a gerente de internacionalização da rede social.

Em entrevista, a gerente confirmou que logo a rede deve ganhar uma versão em português, noticia que já havia sido publicada no começo deste mês. Para ela, o sucesso do site se deve, sobretudo, à facilidade de uso. “Blogs tradicionais exigem certa dedicação para cada post e também que seus usuários saibam escrever bem. No Tumblr, podem-se postar fotos, vídeos, músicas, links, frases e outros tipos de conteúdo sem muito esforço”, afirma ela.

Gotthilf afirma que a companhia ainda está estudando o comportamento do pessoal brasileiro na rede, já que, nem sempre é semelhante ao dos americanos. “Já deu para perceber que o usuário brasileiro ama o humor. Os posts mais compartilhados por aqui são sarcásticos, irônicos ou de piadas em geral. As imagens também são populares”, diz.

Outra diferença notada, é que os brasileiros, em geral, não usam a rede como meio para sites mais elaborados ou para dilvulgar textos longos. “E muitos não aproveitam algumas de nossas melhores ferramentas de interação com o conteúdo e a comunidade, disponíveis quando se faz o log-in, como o Reblog, e o Like”, acrescenta.

O Tumblr ainda não possui um padrão de negócios concreto. Gotthilf  destaca que os usuários podem personalizar suas páginas à vontade e até incluir publicidade, se preferirem. Sobre a abertura da rede no Brasil, ela afirma que por enquanto não há nada resolvido. A companhia chegou a publicar que o objetivo é inaugurar a rede entre o fim deste no e o início do ano que vem. Seria a primeira fora dos Estados Unidos.

Top