Tuberculose – O Assunto é Sério

A Tuberculose – O Assunto é Sério de hoje. Apesar de algumas acharem que a doença é algo simples, que se trata apenas de um…

Por Redacao em 21/08/2015

Tuberculose – O Assunto é Sério de hoje. Apesar de algumas acharem que a doença é algo simples, que se trata apenas de um problema com respiratório e com tosse, a doença vai longe e pode até matar.  Por isso, preparamos aqui algumas informações importantes sobre a doença, pois quanto mais informações temos sobre algumas dessas situações, mais temos capacidade de reconhecer o problema e maior são as chances de resolvê-lo, buscando assim orientação médica.

Tuberculose – O Assunto é Sério (Foto Ilustrativa)

Tuberculose – O Assunto é Sério

Com a Tuberculose – O Assunto é Sério não se brinca e há algumas maneiras de você ficar atento e até se prevenir em alguns momentos, principalmente quando alguém tossir ou espirrar próximo a você ou ao seus filhos. A tuberculose é uma doença muito freqüente e tira milhares de vida todos os anos, não importa a idade, sexo ou raça, pois qualquer pessoa pode contraí-la. Então, é importante que você saiba que na primeira fase da doença, a tosse é a característica da tosse seca e por isso se uma pessoa apresentar tosse mais de duas semanas seguidas, o recomendável é procurar um médico.

Leia mais informações sobre: DIFERENÇAS ENTRE TUBERCULOSE E PNEUMONIA

Doença infecciosa e a transmissão

Tosse seca contínua é um dos principais sintomas da doença (Foto Ilustrativa)

É uma doença infecciosa que pode afetar pulmões ou outra parte do organismo, com conseqüências graves, sendo também contagiosa. A transmissão acontece de pessoa para pessoa, através de germes ativos não tratados, que ao ser expelido para o ar por espirro ou conversa, contamina outras pessoas. E inspirando as bactérias, as pessoas mais próximas ao doente acabam também contraindo a infecção.

Como funciona o tratamento?

Orientação médica deve ser seguida a risca, sem qualquer atraso ou mudança (Foto Ilustrativa)

Essa doença possui tratamento. Este deve ser realizado adequadamente através de remédios prescritos exclusivamente pelo médico. Aliás, a doença pode ser evitada com vacinação, a famosa BCG. E para você ter uma noção sobre a gravidade da tuberculose, a duração do tratamento chega a durar 6 meses e pode ser detectadas através de sintomas e exames minuciosos com o teste de tuberculina, Mantouse PPD, o Raio Xe o de Catarro.

Leia mais informações sobre: TUBERCULOSE PLEURAL: SINTOMAS, TRATAMENTO

A cura pós-tratamento

Com esses procedimentos, mantenha-se alerta e sempre procure um médico no caso de tosse episódica, febre no fim do dia, perda de peso, cansaço constante, falta de apetite. Caso ao tossir e expelir catarro sanguinolento o estágio pode estar avançado, então procure orientação imediata, para voltar às atividades normais do cotidiano, pois a tuberculose é assunto sério!

Pessoa pode ter uma vida tranquila após o tratamento da doença (Foto Ilustrativa)

Quer outras dicas sobre saúde? Informação é sempre bem-vinda e quanto mais conhecemos, mais podemos salvar vidas, seja a sua ou de entes queridos. Confira outros artigos e dicas sobre diversos temas aqui no Mundo das Tribos!

Top