Truques para o bebê dormir mais tranquilamente

Conheça truques para o bebê dormir mais tranquilamente. Com o sono leve, os bebes se acordam facilmente várias vezes a noite seja para pedir…

Por Redacao em 08/10/2014

Conheça truques para o bebê dormir mais tranquilamente. Com o sono leve, os bebes se acordam facilmente várias vezes a noite seja para pedir mamadeira, com cólicas ou até mesmo querendo um carinho. Para algumas famílias a hora de dormir é tranquila, o bebê dorme boa parte da noite e acorda só de vez em quando, para outras a hora de dormir se torna um grande desafio, sendo necessário levantar diversas vezes para atender o pequeno chorando.

Confira: Brinquedos Para Bebes – Dicas

Truques para o bebê dormir mais tranquilamente - Existem diversas dicas que podem ajudar você a fazer seu bebê ter uma noite tranquila (Foto: Divulgação)

Truques para o bebê dormir mais tranquilamente

Existem diversas dicas que podem te ajudar na hora de fazer o bebê dormir para que você e ele tenham uma noite tranquila e no dia seguinte sua família esteja descansada para enfrentar o dia e a rotina. Uma noite tranquila depende de uma série de hábitos, em especial a rotina. O bebê tem que dormir cedo, acordar cedo, sair ao ar livre, brincar, além de manter horários regulares de alimentação e deixar atividades mais excitantes para o começo do dia. Veja abaixo truques para o bebê dormir mais tranquilamente:

Dê mamá antes de dormir

Além de incentivar o sono, dar mamá antes de dormir evita que o bebê acorde com fome.

Ligue o som

Uma música calminha e baixinha pode ajudar e muito na hora de dormir. Mas assim que ele adormecer o ideal é que você desligue, já que isso pode atrapalhar o desenvolvimento do sono do bebê.

Leia mais: Roupas de Recém Nascido Baratas – Onde Comprar

É importante que perto da hora de dormir, tudo na sua casa fique com um ritmo mais leve e "baixo". Agitação pode fazer com que o bebê não consiga dormir (Foto: Divulgação)

Deixe- o adormecer sozinho

Pode ser difícil tirar os olhos do pequeno, mas é importante que o bebê fique um tempo sozinho em seu berço para ter o hábito de adormecer sozinho, sem precisar ser sempre no colo ou mamando. Sua coluna agradece. Os pais podem ficar no lado do berço acompanhando
o bebê.

Pouca iluminação

É importante que o ambiente esteja bem escuro, você pode colocar um abajur fraco ou uma lâmpada de tomada acesa até o beber dormir e depois apagar. Quando existe algum tipo de luz ligada o nosso cérebro deixa o nosso corpo em alerta, fazendo com que nosso sono não seja tão bom. Isso se aplica a qualquer faixa etária.

A temperatura do quarto é muito importante (Foto: Divulgação)

Equilibre a temperatura do quarto

O quarto não deve estar muito frio nem muito quente. Se for um dia de muito frio, é válido aquecer o quarto. Se o ar estiver seco demais, seja no frio ou calor, é importante deixar um umidificador ligado

Pijamas confortáveis

Aposte em pijaminhas confortáveis para seu bebê. Prefira os modelos de algodão sem muitos botões. Evite peças que possam sufocar ou machucar o pequeno como elásticos muito apertados na cintura.

Brinquedinhos

Dar uma “companhia” ao bebê na hora de dormir pode deixá-lo mais seguro e ajudá-lo a pegar no sono. Aposte em bichinhos de pelúcia ou boneco, mas tome cuidado para não ser nem pequeno ou grande demais para não machucar a criança. É importante que o bichinho seja lavável, pois pode se tornar uma fonte de ácaros, agravando sintomas de rinite e bronquite.

Leia também: Como eliminar a barriga após a gravidez

Um ursinho pode ser uma boa companhia para seu bebê dormir bem (Foto: Divulgação)

Cólicas de gases

Principalmente nos três primeiros meses de vida, é comum que as cólicas de gases atrapalhem o bem-estar do bebê, incomodando também na hora de dormir. O pediatra pode indicar um medicamento para o bebê mas é importante lembrar que o que também influencia nessa questão é a alimentação da mãe. Se o bebê, que depende puramente do leite materno, estiver sofrendo com o problema, a mãe deve evitar o abuso de alimentos muito condimentados ou gordurosos, além de refrigerantes e leite e derivados.

Banho antes de dormir

Um banho morninho com massagem pode ser um ótimo ritual antes de dormir. Ajuda bastante o bebê a ficar mais tranquilo e pode virar um hábito que sinaliza que já é ora de dormir.

Dicas para fazer o bebê dormir

Além dos truques para o bebê dormir mais tranquilamente, confira abaixo um vídeo com dicas para fazer o bebê dormir:

http://youtu.be/Ha2B_xBkzJ4

Top