Truques para fazer escova e chapinha

Os cabelos lisos parecem que não querem sair de moda tão cedo. Por mais que os ondulados e crespos estejam entre as tendências atuais,…

Por Editorial MDT em 08/04/2013

Os cabelos lisos parecem que não querem sair de moda tão cedo. Por mais que os ondulados e crespos estejam entre as tendências atuais, há quem não largue o liso e comportado por nada. Para conseguir esse efeito, muitas mulheres apostam em tratamentos químicos. Já outras, preferem continuar com escova e prancha alisadora, método que não muda a estrutura do fio. Por isso, confira algumas dicas e truques para fazer escova e chapinha.

A escova e chapinha podem ficar ainda mais simples com a ajuda de alguns truques. (Foto: Divulgação)

Truques para fazer escova

A primeira dica para fazer escova é começar o procedimento com o cabelo não tão molhado. O ideal é deixar secar um pouco naturalmente, estando úmido, mas quase seco. Os fios molhados são mais frágeis, demorando mais para secar, recebendo mais calor do secador e assim ficando quebradiços mais facilmente.

Dividir o cabelo em forma de cruz facilita a escova. Se você está com pressa, pode optar por dividir mechas mais grossas na hora de secar, mas as mechas mais finas dão um resultado mais liso.

O tamanho da escova varia para cada efeito desejado ou comprimento de cabelo. (Foto: Divulgação)

O tamanho da escova varia para cada comprimento de cabelo e para o efeito desejado. Escovas maiores tendem a deixar os fios mais lisos. As escovas menores são indicadas para cabelos mais curtos e para detalhes, como a franja. Para a raiz, o ideal também é uma escova menor, pois dá para chegar mais perto do couro cabeludo.

Comece a fazer a escova pela nuca, pois isso evita que o cabelo fique armado. Mantenha uma distância de no mínimo 10 cm do bico do secador para a mecha. Evite o contato, pois isso pode queimar os fios aos poucos.

Para finalizar a escova, jogue um ar de jato frio em todo o cabelo. O ar frio faz com que o resultado dure mais tempo e evita o choque térmico, principalmente em dias mais frios. Aplique uma gota de serúm nas pontas depois do cabelo pronto. O óleo de argan é uma ótima opção.

Truques para fazer chapinha

Confira agora algumas dicas para fazer chapinha:

Nunca passe a prancha nos cabelos úmidos ou molhados. Isso agride os fios, além de queimá-los. Comece sempre pela nuca e pegue mechas mais finas. Isso garante um cabelo mais liso, evita o armado e as possíveis marcas. Faça uma escova bem feita antes de alisar com a prancha, assim o resultado dura por mais tempo.

Quanto menor a mecha, mais liso o resultado. (Foto: Divulgação)

A divisão em forma de cruz também ajuda na chapinha, deixando o procedimento mais fácil e rápido. Aplique um protetor térmico antes de começar. Não fique com a prancha parada por muito tempo em determinada parte da mecha. Sempre deslize-a, evitando queimar o cabelo.

Escolha um aparelho de qualidade, as chapinhas mais modernas ajudam a não danificar o cabelo. Para quem não gosta de cabelo muito chapado, a dica é enrolar algumas mechas com bobes depois de lisos. Cerca de 20 minutos depois é só tirar. O cabelo ganha um volume a mais, ficando bem natural. Não de esqueça de finalizar com um spray finalizador ou qualquer outro produto específico.

Leia também:

Cachos em cabelo liso: como modelar

20 truques para ter cabelos lisos

Top