Truques de decoração para ampliar ambientes

A decoração cria vários desafios, sendo que um deles é aproveitar o espaço da melhor forma possível. Quando a área tem dimensões limitadas, o…

Por Isabella Moretti em 17/01/2012

Use tons claros na decoração para aumentar o espaço

A decoração cria vários desafios, sendo que um deles é aproveitar o espaço da melhor forma possível. Quando a área tem dimensões limitadas, o projeto deve incorporar alguns truques capazes de causar a sensação de amplitude ou mesmo ‘aliviar’ a área.

Como os imóveis modernos estão apresentando cômodos cada vez mais compactos, é necessário se apropriar de estratégias para fazer uma decoração adequada para cada ambiente. A busca por equilíbrio deve ser constante e reduzir as chances de cometer os principais pecados ao decorar.

Como ampliar ambientes pequenos

1. Use cores claras: para deixar o cômodo mais amplo, prefira usar tons claros na decoração, de preferência o branco. A mobília e o revestimento podem se apresentar em tons suaves, enquanto o efeito colorido pode ficar por conta dos objetos decorativos. Cuidado com o excesso de branco também, afinal, isso aumenta a profundidade do ambiente e deixa-o monótono.

Espelhos são grandes aliados para decorar

2. Decore com espelhos: estes acessórios são verdadeiras armas para causar a impressão de espaço maior. Eles podem ser fixados nas paredes das áreas de convívio e intimidade, usando o reflexo para tornar o ambiente mais espaçoso.

3. Prefira uma iluminação fria: a combinação de luz fria com paredes brancas se revela perfeita para causar a sensação de amplitude. A claridade é um recurso que “abre” o cômodo, com uma iluminação difusa que favorece a decoração de um ambiente pequeno.

4. Elimine o desnecessário: não exagere na quantidade de quadros que decoram um ambiente residencial, afinal, o espaço vertical já é limitado e deve ser usado de outra maneira. Os enfeites e objetos que não possuem uma função dentro do cômodo precisam sair de cena para liberar áreas ocupadas em vão.

5. Respeite as proporções: não é indicado usar móveis grandes para ocupar um espaço pequeno, este tipo de aposta pode comprometer a circulação de pessoas. Assim, torna-se fundamental trabalhar com peças proporcionais no ambiente e usar as dimensões disponíveis da melhor maneira. Se o orçamento permitir, invista em móveis embutidos.

Evite os excessos e prefira cores neutras

6. Evite excessos: o ambiente pequeno necessita de uma decoração discreta, simples e inteligente, por isso não dá para ousar tanto nas combinações. Procure usar as estampas de forma moderada, principalmente aquelas que envolvem várias cores e padronagens minúsculas. Os padrões grandes não comprometem a amplitude e deixam o cômodo com um toque de charme.

7. Valorize a integração: as casas modernas passaram a valorizar ambientes integrados, derrubando algumas paredes para facilitar a comunicação e causar a impressão de que o espaço é mais amplo do que a realidade.

Aproveite as técnicas de decoração para ampliar as áreas no interior da casa e superar as limitações.

Top