Truques de decoração com tapetes

Os tapetes são peças fundamentais para fazer a decoração da casa, sobretudo na sala e no quarto. A escolha do modelo ideal costuma deixar…

O tapete deixa a área social mais charmosa e espirituosa.

Os tapetes são peças fundamentais para fazer a decoração da casa, sobretudo na sala e no quarto. A escolha do modelo ideal costuma deixar as pessoas indecisas, afinal, existe a necessidade de combinar aos demais elementos e reforçar a proposta do ambiente decorado.

Práticos e versáteis, os tapetes são capazes de deixar os espaços mais confortáveis e receptivos. Eles contribuem com a proteção do piso e disfarçam as imperfeições da superfície. Ao optar por um modelo de tapete, o morador precisa ter sensibilidade para fazer as melhores combinações e decorar com harmonia.

Há diversos modelos de tapete disponíveis a venda nas lojas, sendo que as peças variam quando ao tamanho, formato, material, cores e estampas. A escolha certa dependerá não apenas do gosto dos moradores, mas também do ambiente que está sendo decorado.

Além de embelezar os espaços, os tapetes também são capazes de influenciar na funcionalidade da casa e alterar as percepções das pessoas. Confira a seguir uma seleção de truques que podem ser colocados em prática com o uso do têxtil que reveste o chão.

Saiba mais: Como escolher tapetes

1. Aquecem a casa no inverno

Os tapetes felpudos deixam a casa mais quente no inverno.

Os tapetes são muito recomendados para decorar a casa durante a temporada mais fria do ano. Os modelos macios e felpudos conseguem aquecer a sala de estar, deixando o ambiente mais aconchegante, receptivo e confortável.

2. Diminuem os ruídos

Os tapetes também se revelam poderosos contra os ruídos, afinal, eles são responsáveis por fazer o isolamento acústico da área decorada. Assim, qualquer barulho que possa atrapalhar a tranquilidade dos moradores é amenizado.

3. Delimitam espaços

Quando usados adequadamente nos cômodos, os tapetes são capazes de delimitar os espaços. Este truque se torna ainda mais visível quando a peça reveste o chão de uma área integrada, como a sala de estar. O tamanho da peça define as dimensões do ambiente, separando-o sutilmente as sala de jantar e cozinha.

4. As cores do tapete

O tapete escuro é perfeito para sala de estar ampla.

As cores dos tapetes ajudam a criar efeitos na decoração, por isso é importante tomar cuidado com a escolha delas. As peças escuras funcionam bem nas áreas de grande circulação e se revelam mais fáceis de limpar, além de criar um poderoso ponto focal. Já os tapetes de cores claras sujam com mais facilidade, mas são perfeitos para as áreas pequenas porque criam a ilusão de amplitude.

5. Cuidados com a limpeza

A manutenção periódica do tapete fará com que a peça permaneça bonita por mais tempo na decoração, além de aumentar a durabilidade. Os itens básicos para a limpeza são vassoura rígida e aspirador de pó.

As manchas de alimentos, bebidas e outras substâncias hidrossolúveis podem ser limpas com uma solução de detergente líquido e água. No caso de manchas de sangue, chocolate, café e vinho, recomenda-se o uso de um preparo de amoníaco doméstico com água.

Veja também: O tapete certo para casa piso

Top