Tropa de Elite 2 Disputa Vaga Pelo Oscar 2012

PUBLICIDADE

Filme de José Padilha, Tropa de Elite 2 de  foi a produção nomeada para representar Brasil na disputa por uma das cinco vagas ao premio de Melhor Filme Estrangeiro na festa do Oscar 2012. O anuncio foi feito hoje (20), no Rio de Janeiro.

A escolha foi realizada pela Comissão Especial de Seleção, a qual se reuniu nesta manhã de terça feita, no Palácio Capanema, na capital fluminense. Ao todo foram somados 15 inscrições de filmes interessados em concorrer a premiação.

Os indicados ao Oscar serão divulgados dia 24 de Janeiro e os prêmios serão entregues em 26 de fevereiro no Kodak Theater,em Los Angeles.

PUBLICIDADE

As demais produções brasileiras inscritas foram: Bruna Surfistinha, de Marcus Baldini; Trabalhar Cansa, de Juliana Rojas e Marco Dutra; As Mães de Chico Xavier, de Glauber Filho e Halder Gomes; A Assalto ao Banco Central, de Marcos Paulo; Histórias Reais de um Mentiroso Vips, de Mariana Caltabiano; Antropóloga, de Zeca Nunes Pires; Tudo, de Alain FresnotVips, de Toniko Melo, Malu de Bicicleta, de Flávio Ramos Tambellini; Quebrando o Tabu, de Fernando Grostein Andrade;Estamos Juntos, de Toni Venturi; Federal, de Erik de Castro; Quebrando o Tabu, de Fernando Grostein Andrade; Trabalhar Cansa, de Juliana Rojas e Marco Dutra; Mulatas! Um Tufão nos Quadris, de Walmor Pamplona; Família Vende e Lope, de Andrucha Waddington.

A Comissão é composta pela secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura, Ana Paula Dourado Santana, pelo ministro do Departamento Cultural do Itamaraty, George Torquato Firmeza; pelo presidente da Associação Brasileira de Cinematografia, Carlos Eduardo Carvalho Pacheco e pelos representantes da Academia Brasileira de Cinema Nelson Hoineff, Roberto Farias Silvia Maria Sachs Rabello e Jorge Humberto de Freitas Peregrino.

Relembre a história do filme

A trama do Tropa de Elite 2 ocorre quinze anos após o primeiro filme. Um dos temas abordados do filme é o amadurecimento do Coronal Nascimento, personagem de Wagner Moura, o qual tem que lidar com problemas do filho adolescente. O filme também mostra o crescimento do Bope e os conflitos entre policiais e cidadãos comuns do Rio de Janeiro. Além de tratar da relação entre a segurança pública e o financiamento de campanhas, o longa aborda a ligação  entre a segurança e a política.

Lançado em 7 de outubro de 2010, o filme recebeu críticas favoráveis, e em 7 de dezembro do mesmo ano, tornou-se o filme mais visto da história do cinema brasileiro, com 11 milhões de espectadores, superando o filme Dona Flor e Seus Dois Maridos de 1976, o qual atingiu a marca de 10.73 milhões.

PUBLICIDADE

O elenco é composto por Wagner Moura (Capitão Nascimento); Caio Junqueira (Neto);André Ramiro (André Matias); Milhem Cortaz (Capitão Fábio);Thelmo Fernandes (Sargento Alves);Maria Ribeiro (Rosane);Fernanda de Freitas (Roberta);Fernanda Machado (Maria);Emerson Gomes (Xaveco);Fábio Lago (Baiano);Paulo Vilela; (Edu) André Mauro; (Rodrigues) Marcelo Valle; (Capitão Oliveira); Erick Oliveira (Marcinho);Ricardo Sodré (Cabo Bocão);André Santinho (Tenente Renan);Alexandre Mofatti (Sub-Comandante Carvalho);Bruno Delia (Capitão Azevedo);Daniel LentiniLuiz e Gonzaga de Almeida

Premiações:

PUBLICIDADE

No Grande Prêmio do Cinema brasileiro ganhou nas categorias:
Melhor Filme – Voto Popular
Melhor Diretor – José Padilha
Melhor Ator – Wagner Moura
Melhor Ator Coadjuvante – Milhem Cortaz
Melhor Fotografia
Melhor Maquiagem
Melhor Som
Melhores Efeitos Especiais
Melhor Edição

Teve Indicações nas categorias:
Melhor Filme
Melhor Roteiro Original
Melhor Figurino
Melhor Trilha Sonora
Melhor Direção de Arte

E no Festival de Berlim ganhou o troféu Urso de Ouro.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.