Triagem de Currículos

Atualmente o maior portal de empregos e carreiras do Brasil o empregos.com.br, levanta uma questão extremamente importante, que é a triagem de currículos, muitos…

Por Redacao em 28/03/2011

Atualmente o maior portal de empregos e carreiras do Brasil o empregos.com.br, levanta uma questão extremamente importante, que é a triagem de currículos, muitos não sabem mais esta é a primeira etapa do processo de seleção. É a fase em que o recrutador tem de escolher dezenas de candidatos, dentre centenas de documentos recebidos.

O que acontece na escolha – dos currículos diversas vezes, é que a mesmo é realizado em um pequeno espaço de tempo. E para chamar a atenção e convencer o selecionador a chamar você para uma entrevista de emprego ou participar das outras etapas do processo seletivo é necessário portanto, saber o que ele deseja encontrar de imediato no seu currículo.

Se ele encontrar o que deseja, provavelmente o mesmo irá encaminhar as informações para a oportunidade de trabalho. A primeira dica é que o currículo seja adaptado para enfatizar que o profissional atende aos requisitos da vaga. Alinhar o currículo aos requisitos da vaga facilita o trabalho do selecionador que, de imediato, saberá para qual posição vai direcionar o CV.

Uma ótima sugestão é essa: Se um dos requisitos for à experiência em contas a pagar e receber, o interessado pela vaga deve focar mais nas atividades que executou nesta área. É uma boa que o candidato destaque determinados aspectos do currículo para obter mais chances de ser chamado para uma entrevista. Mais é preciso que o interessado reflita fielmente o histórico profissional do aspirante ao cargo.

Importante: O participante jamais deve montar um falso currículo para mostrar que é a pessoa adequada para ocupar a vaga. Este é um fato que acontece muito e não é legal. É desnecessário responder a anúncios de empregos sem preencher os requisitos exigidos. Ao agir assim, o candidato apenas gera – spam e lota a caixa postal alheia.

É super bom para você também responder aos anúncios em que você preenche ao menos 70% dos requisitos. È recomendável utilizar a nomenclatura exata no objetivo profissional ao responder a um anúncio. Exemplo: nos casos em que o envio do currículo não diz respeito a um anúncio específico a orientação é usar palavras-chave e correlatas. Como:  Atuar na área Comercial/Vendas/Marketing.

Não podemos deixar de falar que para seu currículo perfeito as informações sobre cursos devem ser relevantes para o seu principal objetivo (carreira profissional). Não coloque no currículo capacitações e/ou viagens realizadas por razões pessoais. O documento (currículo) deve ser objetivo e sucinto, com no máximo duas páginas, e precisa refletir as experiências e resultados alcançados pelo profissional ao longo de sua trajetória.

Esperamos que as dicas aqui dadas tenham sido úteis. Até a próxima!

Top